Pizza vegetariana: Dicas para fazer recheios deliciosos e diferentes

Alimentação Bem-estar
26 de Agosto, 2021
Pizza vegetariana: Dicas para fazer recheios deliciosos e diferentes

Atualmente, estima-se que 30 milhões de brasileiros sejam vegetarianos, ou seja, não comem nenhum tipo de carne. Se é o seu caso, você provavelmente já está cansado de apostar sempre na muçarela para rechear a sua pizza vegetariana, não é mesmo?

Mas não precisa ser assim! Dá para abusar da criatividade e usar legumes, verduras, oleaginosas e até frutas na sua massa. O chef Henrique Campos, especialista em gastronomia italiana, dá as dicas. “O grande segredo de uma pizza vegetariana ou vegana gostosa de verdade é testar ingredientes e combinações até extrair o máximo de sabor do resultado”, afirma. Confira o que mais ele indica:

Leia também: 6 dicas para comer pizza sem sair da dieta

Explore queijos diferentes

Existem centenas de receitas de queijos feitos com ingredientes de origem vegetal disponíveis na internet, todas muito saborosas. Mas para quem acha que o gosto é diferente, não se engane, fica muito similar, inclusive com a textura parecida.

Os mais comuns são os fabricados com oleaginosas, como amêndoas e castanhas, mas existem receitas até com grão-de-bico e mandioca. “A dica é testar, eu gosto muito dos queijos com castanha porque ficam semelhantes aos feitos de leite, são fáceis de encontrar e combinam com a pizza”, diz o chef.

Capriche no molho de tomate da sua pizza vegetariana

A receita tradicional do molho de tomate é vegana, já parou para pensar nisso? Isso porque ela leva cebola, alho, tomate e temperos a gosto. “O molho de tomate faz toda a diferença na pizza. Por isso, aconselho caprichar nessa etapa, escolhendo bem os tomates e temperando com atenção.”

Leia também: Receita de pizza low carb

Aposte na abobrinha

A abobrinha é um ingrediente versátil, rápido de fazer e que a maioria das pessoas aprova. Seja em lasanhas, salgados ou em empadões, a abobrinha harmoniza fácil com outros ingredientes. Uma pizza com queijo e abobrinha temperada, por exemplo, pode ser um bom início para quem está começando a preparar ou consumir pizzas vegetarianas e veganas.

Cogumelos na pizza vegetariana? Sempre!

Os cogumelos são clássicos da culinária internacional e o funghi é, inclusive, um dos ingredientes mais queridos da gastronomia italiana. Isso porque ele está presente em massas, risotos, sopas e, claro, pizzas. “Cogumelos são saborosos e trazem uma textura interessante para a pizza, além do valor proteico. Por isso, vale a pena investir”, finaliza o chef.

Fonte: Henrique Campos, chef, especialista em gastronomia italiana e dono do restaurante Figurate Italian Food.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros