Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença

Alimentação Bem-estar
15 de Outubro, 2021
Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença

Por mais que você resolva inovar na cozinha e preparar diferentes receitas com pão (bruschettas, torrada com ovo e abacate e paninis, por exemplo) dificilmente vai conseguir acabar com o estoque que tem em casa — principalmente se mora sozinho. Mas como conservar melhor o pão?

O pão tem uma vida útil relativamente curta. O caseiro dura de três a quatro dias, enquanto o industrializado não costuma passar de uma semana. E se alguma fatia aparecer mofada, você precisará jogar o saco inteiro no lixo, uma vez que as chances de todas estarem contaminadas são grandes.

Leia também: Pão engorda?

Mas o modo como você armazena esse alimento faz toda a diferença no prazo de validade, sabia? Sem falar no aspecto de recém-saído do forno. Quer saber qual é o grande segredo? Confira:

Como conservar pão

Você precisa evitar três variáveis: o calor, a umidade e o ar livre — eles são os grandes responsáveis por deixar o pão velho e mofado. Ou seja, ao lado da geladeira não é uma boa ideia: o motor do equipamento esquenta demais. Perto do fogão também não funciona. Além disso, guardá-lo dentro da geladeira pode até retardar o crescimento dos fungos, mas com certeza irá ressecá-lo.

Já com relação à embalagem, sacolas de papel ou plástico são as melhores — menos as com uma espécie de zíper, que retêm toda a umidade e permitem a proliferação de bactérias e micro-organismos. Feche as embalagens com um pouco de respiro e com o pão em temperatura ambiente.

Contudo, é sempre bom lembrar que cada tipo de pão tem uma vida útil diferente. Se você quer um que dure mais, vale apostar nas massas fermentadas naturalmente — que também costumam ser mais saudáveis. Isso porque as leveduras presentes no alimento agem como conservantes.

Na hora de reaquecer o seu pão, também existem alguns truques para deixá-lo novinho em folha. Enrole-o em papel-alumínio e asse a 150°C (o tempo varia de acordo com o tamanho e a espessura da fatia). Em seguida, retire o papel e leve ao forno novamente para dourar a casca.

Por outro lado, se você exagerou nas porções, é possível congelar (seja o pão inteiro ou cortado). Quando quiser comer novamente, é só esperar descongelar em temperatura ambiente e levar ao forno.

Ficou duro demais? Você pode investir em torradas, croutons ou até farinha de pão (para empanar).

Leia também: Receita de pão de aveia de frigideira

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor