Quais as melhores comidas para ganhar massa muscular? Nutri responde

Alimentação Bem-estar
04 de Outubro, 2022
Quais as melhores comidas para ganhar massa muscular? Nutri responde

Aumentar os músculos do corpo é um objetivo que muita gente tem. Para atingi-lo, não basta apenas focar nos treinos: a alimentação é parte igualmente importante do processo. É por isso que muita gente se pergunta: quais as melhores comidas para ganhar massa muscular? Confira tudo sobre o assunto:

Conhecendo os macronutrientes

Os macronutrientes nada mais são do que três componentes essenciais para fazer o nosso corpo funcionar bem e de forma saudável: carboidratos, proteínas e lipídios. Todos nós precisamos deles para sobreviver, não importa se queremos emagrecer, atingir a hipertrofia, manter o peso…

Leia também: Algumas pessoas tomam bicarbonato de sódio para treinar melhor. Afinal, funciona?

De acordo com a nutricionista Caroline Santos, no que diz respeito ao ganho de massa muscular, é muito importante que os três nutrientes estejam adequados dentro da alimentação. Isso porque eles vão contribuir para o processo das seguintes formas:

Comidas para ganhar massa muscular: proteínas

“As proteínas têm diversas funções. Entre elas, estão a construção e a manutenção da massa muscular”, explica a especialista. Quem quer aumentar os músculos geralmente precisa ingerir um volume maior desse componente comparado a uma pessoa que não possui a mesma meta.

“Na maioria das vezes, algumas mudanças na alimentação já suprem a necessidade proteica. Em outros casos, a gente entra com a suplementação”, diz Caroline. O whey protein, por exemplo, é um produto bem conhecido entre os praticantes de atividade física — não só porque concentra grandes quantidades de proteína, mas também porque é uma alternativa prática e rápida para os dias mais corridos.

Contudo, diversos alimentos que já fazem parte da rotina dos brasileiros são ótimas fontes do macronutriente. Assim, a nutricionista cita:

Comidas para ganhar massa muscular: carboidratos

Por outro lado, os carboidratos são os responsáveis por gerar energia para o momento da atividade física, aumentando o nosso rendimento. Por isso, vale consumi-los especialmente antes dos treinos (mas também devemos garantir a ingestão em todas as outras refeições). Bons exemplos dados pela especialista são:

  • Mandioca;
  • Batatas;
  • Arroz;
  • Frutas;
  • Legumes.

Leia também: Itens de cozinha que são aliados da alimentação saudável

Comidas para ganhar massa muscular: lipídios

Por fim, os lipídios, conhecidos como gorduras, têm funções mais estruturais, como fazer parte das membranas das células. Mas também participam da formação de diversos hormônios essenciais para o crescimento muscular.

Contudo, é claro que não estamos falando de qualquer tipo de gordura, não é mesmo? Aquelas presentes em frituras, fast food e itens ultraprocessados devem ser evitadas. Você deve priorizar:

Importância das quantidades e da frequência

Além de prestar atenção ao que você coloca no prato para ganhar massa muscular, é preciso pensar na quantidade e na frequência das refeições.

Isso porque pode ser preciso aumentar o tamanho das suas porções para que o corpo tenha substratos suficientes. Assim como comer de tempos em tempos irá evitar o processo contrário (a perda de músculos).

De qualquer forma, essas duas variáveis são definidas por um profissional capacitado, que avalia suas características individuais, rotina e preferências alimentares para montar um cardápio pensado exatamente para você.

Fonte: Caroline Santos, nutricionista (CRN-3: 60150).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva