Casca de banana: benefícios e maneiras de usar o ingrediente
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a banana é a segunda fruta mais consumida do planeta — estima-se que sejam vendidos, todos os anos, aproximadamente 11 quilos do alimento por pessoa no mundo. E boa parte desse peso, infelizmente, vai parar no lixo. Mas não precisa ser assim! A casca de banana é rica em nutrientes, e possui muitas utilidades. Entenda melhor:
Alguns cuidados com a casca de banana
Se você quiser consumir a casca da fruta em receitas, vale priorizar as versões orgânicas do alimento. Isso porque as cascas geralmente são as áreas que mais concentram agrotóxicos e outros pesticidas.
E uma dica importante: quanto mais madura a banana estiver, mais fina e doce a sua casca ficará. Isso ocorre por conta da maior presença de etileno, um hormônio vegetal que as frutas liberam durante o processo de amadurecimento.
Leia também: Poros abertos? Saiba como controlar e acabar com eles
Benefícios da casca de banana
Fonte de antioxidantes
Bananas são naturalmente ricas em antioxidantes solúveis em água, incluindo dopamina e galocatequina, que podem ajudar a combater os radicais livres e a prevenir condições crônicas, como doenças cardíacas.
Entretanto, a casca tem níveis antioxidantes muito mais altos que a polpa. Portanto, consumi-la pode aumentar a ingestão dessas substâncias. Embora as bananas sejam naturalmente ricas em vitamina C, as receitas com a casca da fruta não costumam carregar o nutriente, pois ele é sensível ao calor e provavelmente será destruído durante a preparação.
Evita o inchaço
O alimento é rico em potássio, um mineral e eletrólito importante para regular o equilíbrio dos fluidos, manter a pressão sanguínea saudável e garantir as contrações musculares. O potássio trabalha em estreita colaboração com o sódio, outro mineral e eletrólito, para regular a quantidade de fluidos nas células.
Auxilia o sono
O chá de banana (que pode ser feito com a casca) tornou-se um aliado de quem tem dificuldade de dormir. Isso porque a bebida contém três nutrientes principais que ajudam a melhorar o sono: potássio, magnésio e triptofano. Enquanto potássio e magnésio fornecem propriedades relaxantes musculares, o triptofano é um aminoácido importante para a produção dos hormônios indutores do sono, a serotonina e a melatonina.
Porém, não se sabe até que ponto esses nutrientes se infiltram no chá durante a fervura. Portanto, é difícil saber se consumir a bebida tem os mesmos efeitos potenciais de promoção do sono que comer uma banana.
Baixo teor de açúcar
Por fim, a casca banana pode ser um bom substituto para o açúcar. Apenas uma pequena quantidade de açúcar da fruta (frutose) é liberada durante o preparo de receitas com o ingrediente, atuando como adoçante natural e saudável.
Como comer? Receitas com casca de banana
Em algumas regiões do planeta, o alimento é consumido frito, como um petisco. Em outras, as cascas da banana são levadas ao sol para secarem e depois serem cozidas. Mas o ingrediente também pode fazer parte de sobremesas e até pratos veganos! Confira algumas opções:
Bolo de casca de banana
Ingredientes:
- Cascas de 2 bananas higienizadas;
- 2 col (sopa) de semente de linhaça em pó;
- 6 col (sopa) de água;
- 2 xíc (chá) de leite de amêndoas;
- 2 col (sopa) de óleo de coco;
- 3 xíc (chá) de açúcar de coco (ou adoçante de sua preferência);
- 3 xíc (chá) de farinha de rosca;
- 1 col (sopa) de fermento químico em pó.
Modo de preparo:
Primeiramente, deixe as sementes de linhaça de molho na água por dez minutos. Em seguida, bata-as no liquidificador com o leite de amêndoas, o óleo de coco, o açúcar e as cascas de banana. Então, despeje tudo em uma forma e adicione a farinha de rosca, mexendo bem. Por fim, acrescente delicadamente o fermento e coloque a mistura em uma forma untada, levando para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos.
Carne de casca de banana
Ingredientes:
- Cascas de 8 bananas higienizadas;
- 2 col (sopa) de vinagre de maçã;
- 1 col (sopa) de azeite;
- 1 cebola;
- 1/4 de pimentão vermelho;
- 1/4 de pimentão amarelo;
- 2 col (sopa) de cheiro-verde;
- 1/4 col (chá) de páprica picante;
- 1/4 col (chá) de sal;
- Pimenta-do-reino branca (a gosto).
Modo de preparo:
Primeiramente, deixe as cascas de molho em um recipiente com água e vinagre por 15 minutos. Então, em uma frigideira, doure a cebola picada no azeite. Em seguida, acrescente os pimentões e deixe refogar. Por fim, adicione as cascas já picadas, finalize com os temperos e espere elas ficarem macias.
Chá de casca de banana
Ingredientes:
- 1 xíc de cascas de banana higienizadas e picadas (qualquer tipo);
- 1L de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, acrescente as cascas e a água em uma panela. Assim que levantar fervura, aguarde 10 minutos. Por fim, coe e beba.
Leia também: Chá de casca de banana emagrece? Saiba mais
Outras utilidades
Casca de banana no rosto
Há, ainda, quem utilize a casca de banana na rotina de skincare. De acordo com seus defensores, ela tem poder hidratante (por conta da presença de vitamina A), alivia olheiras (com compressas geladas na região), clareia manchas, combate a acne e pode ajudar a prevenir rugas e linhas de expressão (graças à sua propriedade antioxidante).
Contudo, é importante consultar o seu dermatologista antes de testar a dica. E usar protetor solar durante o dia!
Casca de banana para plantas
Outro bom uso do alimento é como adubo para as plantinhas de casa! Antes de tudo, escolha uma caixa ou um recipiente não muito grande, com furos capazes de drenar os líquidos. No fundo do recipiente, use terra de plantio e cubra com as cascas. Feche com mais uma camada de terra e tampe, deixando o adubo ali por ao menos 40 dias antes de transferi-lo para a horta.
Não coloque esse fertilizante diretamente nas plantas, pois ele pode causar pragas. Por isso, é importante adicionar o adubo caseiro na terra e respeitar o período antes da transferência. Preferencialmente, faça o adubo do lado de fora de casa, já que ele pode atrair insetos. Por fim, deixe em um local fresco e arejado.
Casca de banana clareia os dentes?
Acredita-se que esfregar a parte interna da casca de banana nos dentes pode clarear o mesmo. Mas especialistas afirmam que não é bem isso que acontece. O atrito gerado pelas fibras do alimento é capaz de eliminar restos de comida e placa bacteriana, mas não deixa o esmalte dental mais branco.
Além disso, é preciso ter muito cuidado com as receitas caseiras que prometem o clareamento dental. Isso porque algumas são extremamente abrasivas e podem danificar os dentes. O ideal é fazer o tratamento com um dentista.