Um mês para o Natal: Calorias do panetone/chocotone e como encaixar na dieta

25 de novembro, 2021

Daqui a exatamente um mês, estaremos em volta da mesa saboreando um merecido almoço de Natal! Mas desde já, os supermercados estão cheios de opções que marcam o fim de ano — como os famosos panetones e chocotones. Macios e deliciosos, é difícil encontrar alguém que não goste dessa espécie de “pão” doce, que pode ser recheado com chocolate ou frutas cristalizadas. O problema é que as calorias do chocotone e do panetone costumam ser bem altas. O que fazer, então, para encaixá-los na dieta sem exageros? Confira:

Calorias e informações nutricionais do panetone e do chocotone

A receita inclui farinha de trigo branca e açúcar — além de leite, ovos e manteiga ou margarina, mas em menores proporções. O que torna o alimento uma fonte de carboidrato refinado: termo genérico geralmente usado para descrever carboidratos que tiveram a maior parte de seu valor nutricional removido durante o processo de fabricação. Ou seja, eles contêm quase nada de fibras e nutrientes.

Além disso, o panetone (ou o chocotone) é digerido rapidamente pelo organismo, fazendo com que todo o açúcar presente nele caia rapidamente na corrente sanguínea (e provoque picos de glicose no sangue, relacionados ao sobrepeso, à síndrome metabólica e até ao diabetes).

E não pense que só por conter frutinhas, o panetone é mais saudável: elas são cristalizadas, ou seja, envolvidas em açúcar e levadas ao fogo. O chocolate presente no chocotone também costuma carregar muita gordura considerada ruim para o nosso organismo.

Leia também: Peru de Natal: Benefícios e propriedades

Uma única fatia de panetone contém, em média:

  • 270 calorias;
  • 39g de carboidratos;
  • 5g de proteínas;
  • 10g de gorduras totais, sendo, dessas, 5,1g de gorduras saturadas (representando mais de 20% do recomendado diariamente).

Já no caso do chocotone, uma fatia concentra:

  • 304 calorias;
  • 38g de carboidratos;
  • 6,4g de proteínas;
  • 14g de gorduras totais, sendo, dessas, 5,6g de gorduras saturadas (representando mais de 25% do recomendado diariamente).

Leia também: O que acontece quando você exagera na ceia de Natal

Afinal, dá para encaixar na dieta?

calorias do chocotone e panetone

Como você percebeu, as calorias do chocotone e do panetone são bem altas. Além disso, esses dois alimentos possuem poucos nutrientes e muita gordura saturada — responsável pelo aumento dos riscos de hipertensão e problemas no coração.

Por todos esses motivos, muita gente acaba cortando os itens da dieta. Mas, com equilíbrio, é possível ingerir a delícia de vez em quando no cardápio. Veja como:

  • Tenha em mente a quantidade da porção: uma fatia pequena com certeza é melhor do que metade do panetone/chocotone, não é?;
  • Inclua fibras e proteínas: combinar o item com uma porção de frutas, por exemplo, aumenta a sensação de saciedade;
  • Compre opções saudáveis: hoje, já existem diversas versões “fit” dos produtos: low carb, sem açúcar, integral…;
  • A chave é a moderação: nenhum alimento, sozinho, é capaz de fazer você emagrecer ou engordar. O que conta, mesmo, são as boas escolhas durante o dia (desse modo, uma fatia do “pãozinho” não vai fazer mal!);
  • Beba água: o líquido é muito importante para diversas funções do organismo, incluindo a digestão;
  • Pratique exercícios físicos: eles ajudam a queimar as calorias do chocotone e do panetone. Consumi-los antes do treino também pode ser uma boa ideia, afinal, eles são fontes de carboidrato, macronutriente que dá energia para o corpo!

No caso de quem possui alguma restrição alimentar (diabéticos, por exemplo), é necessário consultar o nutricionista antes de acrescentar algo na alimentação.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.