Como gerenciar sua energia para ser mais produtivo

17 de setembro, 2021

Ser mais produtivo — principalmente durante o home office — é uma tarefa um tanto quanto difícil. Pelo fato de estarmos em casa, a produtividade pode ser drasticamente afetada. Isso porque alguns não estão conseguindo manter as suas tarefas, enquanto as demandas só aumentam. Mas o que muitos não sabem é que aprender a gerenciar a sua energia contribui para a produtividade.

No entanto, o estresse e a pressão que colocamos em nós mesmos no ambiente profissional pode levar à exaustão. É o que chamamos de Síndrome de Burnout, na qual o indivíduo entra em colapso físico e mental por causa do acúmulo de funções e responsabilidades que, ao longo do tempo, causam consequências para a saúde.

De acordo com a International Stress Management Association (Isma), o problema afeta 30% dos profissionais brasileiros.

Dicas para aumentar a energia e ser mais produtivo

É importante saber a diferença entre gerenciar o tempo e a energia. Pois a gestão do tempo significa o quanto você respeita a sua carga horária e organiza as suas tarefas. Já o gerenciamento de energia é um trabalho interno, onde você irá reconhecer quais são as suas emoções durante o dia. 

Por exemplo, se você se sente mais motivado para trabalhar de manhã, inicie o dia realizando a tarefa mais difícil. Assim, a tarde fica livre para atividades menos estressantes e demoradas. 

Leia também: Produtividade tóxica: O que é e como impacta a saúde mental

Dessa maneira, veja outras dicas que podem te ajudar:

Aumente a sua confiança para ser mais produtivo

Antes de mais nada, é essencial trabalhar a sua confiança para ter mais produtividade. Sendo assim, uma ótima forma de fazer isso é aprender algo novo todos os dias. Mas lembre-se de ir aos poucos, para não haver uma sobrecarga de informações e sua energia cair ainda mais. 

Entenda seus níveis de energia 

Cada um tem um ritmo de trabalho diferente. Algumas pessoas têm mais energia pela manhã, enquanto outras, no período da noite. Para descobrir em que momento do dia a sua energia cai, tente configurar um alarme a cada hora e observe o que você está fazendo, como está sua energia e o que pode tê-la afetado.

Cuide do corpo e da mente

Cuidar da saúde mental e física é essencial por diversos motivos. Para manter a produtividade não é diferente, pois fatores externos podem prejudicar o desempenho.

Portanto, ter uma alimentação balanceada, se exercitar e realizar atividades que mantenham o bem-estar, como yoga e meditação, é fundamental para ser mais produtivo. Além disso, durante o trabalho, faça intervalos para se alongar e respirar um pouco. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo