O que comer no café da manhã na dieta low carb
Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta low carb para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido diariamente.
Reduzir drasticamente os carboidratos ingeridos é uma das estratégias mais clássicas para emagrecer, e a razão para essa ingestão irrisória de carboidratos é para controlar a insulina.
Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, ocorre o aumento da glicose e da insulina basal, que pode levar a uma reserva robusta do nutriente e, consequentemente, ao aumento de gordura corporal. Ao consumir menos carboidrato, a produção de insulina diminui, levando ao emagrecimento.
O programa dura, no mínimo, três semanas, e pode atingir seis meses. Geralmente, por causa da restrição, alguns nutricionistas recomendam 40 dias de dieta. Tudo vai depender do profissional e das necessidades e limitações de cada indivíduo .
O que comer no café da manhã na dieta low carb
Uma dúvida que surge entre os seguidores desse plano alimentar é o que comer no café da manhã na dieta low carb sem exceder a quantidade de carboidratos permitida. Já que pães, torradas, tapioca, leite e outros alimentos costumeiros da primeira refeição do dia estão vetados, pode ser mesmo difícil encontrar qual a melhor opção.
Frutas
Embora pareça uma ideia saudável, algumas frutas são notoriamente vilãs dessa dieta por apresentarem altos índices de carboidratos.
Uma maçã média, por exemplo, tem de 20 a 25 gramas de carboidratos – que para muitos pode ser a dose recomendada para o dia inteiro.
Para não cair nessa pegadinha e comprometer o emagrecimento, listamos frutas com pouca quantidade de carboidratos que podem ser degustadas por quem segue uma alimentação low carb. Confira:
- Coco
- Limão
- Morango
Cardápio: Sugestões do que comer no café da manhã na dieta low carb
- 1 xíc. (chá) de café ou chá à vontade – sem açúcar ou adoçante + 2 ovos mexidos com pimenta e cúrcuma + 2 rodelas médias de batata-doce cozida.
- 1 banana amassada com 1 col. (sopa) de farelo de aveia e 2 col. (chá) de chia + 1 xíc. de chá de gengibre, canela e cravo.
- 1 mexerica + 2 castanhas-do-pará + wrap: (pão folha com 2 col. (sopa) de atum, cottage, cenoura ralada e alface).
- 1 copo (200 ml) de leite vegetal batido com 1 ameixa seca e 1 col. (sopa) de chia (misture 15 minutos antes).
- 1 banana aquecida no micro-ondas com 1 col. (sobremesa) de cacau em pó e chia.
- Overnight oat (1 col. (sopa) de whey protein de baunilha com 1/2 pote de iogurte natural desnatado, 3 morangos, 1 col. (sopa) de farelo de aveia e 5 amêndoas – misture os ingredientes na noite anterior e deixe na geladeira).
- 1 copo (200 ml) de iogurte natural desnatado batido com 3 morangos e 2 castanhas-do-pará picadas.
- Smoothie – 1 copo (200 ml) de iogurte natural desnatado batido com 1 col. (sopa) de whey protein de baunilha, 1 col. (sopa) de farelo de aveia e canela em pó.
- 2 ovos mexidos.
- Shake – 1/4 de abacate batido com água de coco, limão e 1 fio de mel (opcional).