Ideias de café da manhã: O que comer para emagrecer e cardápio
O que comer no café da manhã é a dúvida de muita gente que está de dieta. A primeira refeição do dia é a melhor aliada da disposição, além de trazer benefícios incríveis para o corpo. Assim, diferentes estudos comprovam que a falta dela pode causar graves problemas de saúde. Mas, nem sempre é fácil ter ideias de café da manhã saudáveis e saborosas.
De acordo com uma análise publicada na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, não comer no café da manhã pode aumentar o risco de desenvolver diabetes. Ou seja, segundo a pesquisa, mulheres que não têm o hábito de se alimentar logo cedo estão mais propensas a desenvolver a doença, em comparação com aquelas que consumiam com frequência.
Já uma análise publicada no Journal Obesity revelou que os participantes que capricharam no café da manhã perderam cerca de 8 quilos em três meses. Os voluntários foram divididos em dois grupos. O primeiro consumia a maior parte das calorias pela manhã. O outro optou por uma refeição mais completa durante a noite. Com isso, o grupo que investiu no jantar eliminou apenas 3 quilos
Confira opções saudáveis de ideias de café da manhã. Ou seja, o que comer no café da manhã para emagrecer:
Ideias de café da manhã
Iogurte natural com aveia
Iogurte possui alta concentração de probióticos essenciais para a saúde intestinal. Além disso, contém cálcio, mineral que atua diretamente no emagrecimento. Já a aveia contém um alto teor de fibras, que aumenta a saciedade.
Frutas vermelhas com iogurte integral
Frutas como amora, morango e framboesa são ricas em vitamina C, que é um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade. Além disso, o iogurte integral é uma bebida fermentada. Portanto, pode ajudar com problemas de constipação.
Ideias de café da manhã: Omelete
Os ovos são ricos em proteína. Ou seja, que atua diretamente no aumento da massa magra, acelerando o metabolismo. Assim, para turbinar ainda mais o emagrecimento, acrescente tomate, alho e cebola à receita, que possuem diferentes antioxidantes que auxiliam no funcionamento do organismo.
Abacate com ovo
Os dois são alimentos que oferecem uma dose importante de gordura boa. Por isso, consumidos juntos, promovem saciedade, favorecendo a dieta.
Granola low carb entre as ideias de café da manhã
Pique castanhas e coloque em um bowl junto com aveia e amaranto. Misture com óleo de coco e canela e incorpore bem à mistura. Coloque em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos. Por fim, retire do forno e acrescente frutas secas. Em seguida, transfira para outra travessa para não amolecer com o calor.
Panqueca de aveia com queijo minas
As panquecas tradicionais são feitas com farinha de trigo. Mas, não é a melhor opção, principalmente pela quantidade de glúten e o alto índice glicêmico. Uma alternativa mais saudável e nutritiva é a panqueca de aveia. Assim, a aveia é fonte de fibras e, por ser um carboidrato complexo, apresenta baixo índico glicêmico. Ou seja, para quem pratica esportes e busca uma alimentação adequada para fornecer energia a aveia é uma excelente alternativa.
Leia também: Receita de pão de aveia de frigideira
Café da manhã, almoço ou jantar, a panqueca de aveia é um prato muito versátil e vai bem em muitas refeições. Dessa maneira, você pode consumir com diversos recheios, de doce a salgado. Mas, escolha ingredientes mais saudáveis, como o queijo minas, e prepare panquecas muito saborosas. Confira a receita:
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de farelo de aveia
- 8 colheres (sopa) de água
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 2 fatias de queijo minas frescal light
- Pimenta-do-reino a gosto
- Orégano a gosto
- Manjericão a gosto
Modo de preparo
No liquidificador, bata a aveia, a água, os ovos e o sal até ficar homogêneo.
Despeje em uma frigideira antiaderente e cozinhe até soltar do fundo.
Vire a panqueca e cozinhe até soltar do fundo. Em seguida, vire a panqueca e cozinhe até dourar.
Recheie com o queijo minas, tempere com pimenta-do-reino e orégano. Por fim, sirva com manjericão.
Leia também: Emagrecer: O que comer antes de dormir quando se está de dieta