Algumas pessoas tomam bicarbonato de sódio para treinar melhor. Funciona?

Alimentação Bem-estar Movimento
04 de Outubro, 2022
Algumas pessoas tomam bicarbonato de sódio para treinar melhor. Funciona?

Entre os suplementos mais famosos e utilizados por praticantes de atividades físicas, você talvez conheça os clássicos: creatina, cafeína, whey… Mas você sabia que um item muito comum na cozinha brasileira também pode ajudar a conquistar os objetivos fitness? Isso mesmo! O bicarbonato de sódio pode ser benéfico antes de treinar! Veja em quais situações isso acontece:

Bicarbonato para treinar funciona?

De acordo com a nutricionista Érika Toassa, em alguns casos, o produto é vantajoso. Mas antes de apontar quem pode utilizá-lo, a especialista explica como funciona o processo de fadiga muscular.

“A fadiga muscular é a diminuição da capacidade de gerar força e potência apropriadas durante a contração muscular”, afirma. Muitas podem ser as causas do processo, mas sem dúvida as mais comuns são diminuição dos substratos energéticos (isto é, falta de “combustível” para o corpo) e acúmulo de metabólitos dentro das nossas células — por exemplo, o íon H+ (hidrogênio).

O aumento da concentração de hidrogênio no meio intracelular o deixa mais ácido, o que influencia negativamente a performance”, complementa a nutri.

Ainda segundo Érika, foi a partir dessa alteração que estudos sobre a utilização do bicarbonato de sódio como pré-treino começaram a surgir. Isso porque o composto é alcalino, e promove uma reação chamada tamponamento (a saída do íon H+ das nossas células e a diminuição da acidez local). Desse modo, também reduzimos a fadiga muscular.

Ou seja, “a literatura cientí­fica aponta que a suplementação de bicarbonato de sódio é uma estratégia válida para reduzir o desequilí­brio do pH, diminuindo, com isso, a percepção de fadiga em algumas modalidades esportivas e, consequentemente, melhorando o desempenho”, finaliza a profissional.

Leia também: Pular corda perde barriga? Especialista responde

Quem pode usar o bicarbonato antes de treinar?

No entanto, o benefício só é verificado em situações específicas. Geralmente, o bicarbonato torna-se mais vantajoso para atletas que realizam grandes esforços com exercícios de alta intensidade e curta duração — levantamento de peso, judô, lutas no geral, sprints, crossfit e ciclismo, por exemplo.

Se esse não é o seu caso, e você pratica modalidades moderadas (musculação, natação, corrida leve e caminhada), o melhor pré-treino continua sendo aquele que fornece glicose rapidamente para o corpo, como os carboidratos (banana, mandioca, pão…).

Leia também: Panturrilha é o “segundo coração” do nosso corpo

Como usar a substância?

Érika Toassa diz que o bicarbonato de sódio deve ser ingerido de 60 a 90 minutos antes de treinar. “Lembrando que a recomendação e a prescrição devem ser realizadas por um profissional especializado. Isso porque o consumo acima do recomendado pode trazer desconfortos gastrointestinais (como vômito, náusea, diarreia, entre outros sintomas) e reduzir o desempenho, já que esses sintomas podem dificultar a realização dos exercícios.”

Fonte: Érika Toassa, nutricionista clínica, mestre e doutora em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e autora dos perfis @lancheirade3 e @erikatoassanutri.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva