Algumas pessoas tomam bicarbonato de sódio para treinar melhor. Funciona?
Entre os suplementos mais famosos e utilizados por praticantes de atividades físicas, você talvez conheça os clássicos: creatina, cafeína, whey… Mas você sabia que um item muito comum na cozinha brasileira também pode ajudar a conquistar os objetivos fitness? Isso mesmo! O bicarbonato de sódio pode ser benéfico antes de treinar! Veja em quais situações isso acontece:
Bicarbonato para treinar funciona?
De acordo com a nutricionista Érika Toassa, em alguns casos, o produto é vantajoso. Mas antes de apontar quem pode utilizá-lo, a especialista explica como funciona o processo de fadiga muscular.
“A fadiga muscular é a diminuição da capacidade de gerar força e potência apropriadas durante a contração muscular”, afirma. Muitas podem ser as causas do processo, mas sem dúvida as mais comuns são diminuição dos substratos energéticos (isto é, falta de “combustível” para o corpo) e acúmulo de metabólitos dentro das nossas células — por exemplo, o íon H+ (hidrogênio).
“O aumento da concentração de hidrogênio no meio intracelular o deixa mais ácido, o que influencia negativamente a performance”, complementa a nutri.
Ainda segundo Érika, foi a partir dessa alteração que estudos sobre a utilização do bicarbonato de sódio como pré-treino começaram a surgir. Isso porque o composto é alcalino, e promove uma reação chamada tamponamento (a saída do íon H+ das nossas células e a diminuição da acidez local). Desse modo, também reduzimos a fadiga muscular.
Ou seja, “a literatura científica aponta que a suplementação de bicarbonato de sódio é uma estratégia válida para reduzir o desequilíbrio do pH, diminuindo, com isso, a percepção de fadiga em algumas modalidades esportivas e, consequentemente, melhorando o desempenho”, finaliza a profissional.
Leia também: Pular corda perde barriga? Especialista responde
Quem pode usar o bicarbonato antes de treinar?
No entanto, o benefício só é verificado em situações específicas. Geralmente, o bicarbonato torna-se mais vantajoso para atletas que realizam grandes esforços com exercícios de alta intensidade e curta duração — levantamento de peso, judô, lutas no geral, sprints, crossfit e ciclismo, por exemplo.
Se esse não é o seu caso, e você pratica modalidades moderadas (musculação, natação, corrida leve e caminhada), o melhor pré-treino continua sendo aquele que fornece glicose rapidamente para o corpo, como os carboidratos (banana, mandioca, pão…).
Leia também: Panturrilha é o “segundo coração” do nosso corpo
Como usar a substância?
Érika Toassa diz que o bicarbonato de sódio deve ser ingerido de 60 a 90 minutos antes de treinar. “Lembrando que a recomendação e a prescrição devem ser realizadas por um profissional especializado. Isso porque o consumo acima do recomendado pode trazer desconfortos gastrointestinais (como vômito, náusea, diarreia, entre outros sintomas) e reduzir o desempenho, já que esses sintomas podem dificultar a realização dos exercícios.”
Fonte: Érika Toassa, nutricionista clínica, mestre e doutora em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e autora dos perfis @lancheirade3 e @erikatoassanutri.