Conheça os benefícios dos BCAAs para o ganho de massa muscular

Alimentação Bem-estar
14 de Setembro, 2022
Conheça os benefícios dos BCAAs para o ganho de massa muscular

Se você frequenta a academia ou se preocupa com a própria saúde, provavelmente já ouviu falar dos benefícios dos BCAAs. O nome (Branched-Chain Amino Acids, em inglês), diz respeito a um conjunto de aminoácidos que são essenciais para o corpo humano e especialmente importantes para quem pratica atividade física. Conheça melhor:

Quem são os BCAAs?

Os BCAAs correspondem a três aminoácidos essenciais — leucina, isoleucina e valina. Para entendermos melhor, aminoácidos são as unidades básicas que compõem as proteínas.

Existem nove tipos consideradas essenciais, as quais o corpo humano não produz naturalmente e, portanto, precisamos ingeri-las por meio da alimentação. Os BCAAs, juntos, representam cerca de 35% de todos os aminoácidos essenciais presentes em nossos músculos¹.

Quais os benefícios dos BCAAs?

Os BCAAs garantem vantagens para todas as pessoas — incluindo quem não tem o objetivo de aumentar a massa muscular. Isso porque eles contribuem para reduzir a fadiga mental².

Contudo, eles são bem famosos entre os praticantes de atividade física porque também apresentam os seguintes benefícios, de acordo com a médica nutróloga Dra Marianna Magri:

  • Prevenir a perda de massa muscular;
  • Reduzir dores musculares após o treino;
  • Diminuir danos ao tecido muscular após atividades intensas, ajudando os músculos a se recomporem;
  • Potencializar o ganho de massa magra;
  • Auxiliar no rendimento físico;
  • Reduzir o risco de lesões.

Ainda segundo a especialista, enquanto a leucina é um dos principais combustíveis de ação anabolizante do corpo, a valina é responsável pelo reparo dos tecidos e a isoleucina age no desenvolvimento dos músculos.

Além disso, juntos, os BCAAs estimulam a liberação de hormônios que sinalizam ao corpo a necessidade de construção de mais proteínas.

Leia também: Nutrientes que aumentam a saciedade: saiba quais incluir na dieta

Quanto consumir por dia?

A necessidade desses aminoácidos varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como idade, sexo biológico, metabolismo basal e outras questões. Eles podem ser encontrados em alimentos como ovos, carne bovina e frango.

Caso a pessoa não consiga atingir a quantidade indicada para ela somente com a dieta, pode ser recomendada a suplementação das substâncias, que deve ser feita sempre por um profissional capacitado.

Já existem inúmeros produtos no mercado enriquecidos com os BCAA’s que tornam a rotina alimentar mais prática e nutritiva. Consulte um especialista!

Pensando em todos esses benefícios, a Piracanjuba desenvolveu o “Piracanjuba Whey”, uma bebida láctea saborosa e nutritiva que fornece 5g de BCAA em apenas 250 ml de produto. Portanto, aproveite esse super produto para consumir quando e onde quiser!

Fonte:

  • Dra Marianna Magri, médica nutróloga titulada pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Referências:

Leia também:

mulher madura comendo uma maçã ao ar livre. Ela está de óculos de sol e tem uma toalha apoiada nos ombros
Alimentação Bem-estar

Dieta ideal para menopausa: o que (e quanto) consumir?

Artigo publicado na revista Nature mostra quais itens consumir (e quais evitar) em uma dieta para aliviar os incômodos da menopausa

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?
Alimentação Bem-estar Saúde

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

O ômega 3 é considerado um nutriente essencial para uma dieta saudável e balanceada

Tipos de laranja
Alimentação Bem-estar

Tipos de laranja: conheça as diferenças e benefícios de cada um

Além de possuir vitamina C, a frutinha é rica em fibras que trazem benefícios para a saúde intestinal