Mouth rinse: Bochechar carboidrato pode aprimorar sua performance nos treinos

A técnica de mouth rinse durante os treinos é curiosa, mas conhecida entre ciclistas e corredores. Estudos mostram que fazer uma espécie de “bochecho” — agitar um líquido dentro da boca e depois cuspi-lo — com carboidratos pode melhorar a performance nos treinos (de 2 a 3%). E mais: os resultados parecem ser ainda mais promissores se a bebida for da cor rosa. Mas será que é verdade? Entenda melhor:

O que é o mouth rinse

Como já explicado, a estratégia consiste em agitar uma substância à base do macronutriente dentro da cavidade bucal, mas não engolir. Os atletas que a utilizam juram que o alimento, mesmo não ingerido, faz o corpo entender que, em breve, receberá a fonte de energia.

Dessa forma, o organismo, na expectativa de ser alimentado, inibe estímulos nervosos relacionados à fadiga. Além disso, o controle motor e a sensação de recompensa também são ativados, levando ao aumento do prazer e da excitação.

Leia também: Exercícios que vão melhorar o seu desempenho na corrida

A cor influencia no resultado?

Uma nova pesquisa, feita por cientistas do Reino Unido, diz que sim. Nela, os especialistas procuraram avaliar se o mouth rinse com uma solução cor-de-rosa promoveria resultados similares aos de uma solução de mesma composição, porém incolor, devido a um possível efeito placebo.

Para isso, eles selecionaram 10 voluntários ativos de ambos os sexos. Cada um realizou duas sessões de corrida de 30 minutos de duração. Uma com o mouthrinse incolor, e outra com a bebida rosa, mas ambas de mesmo sabor e cheiro.

Surpreendentemente, no segundo caso, os atletas sentiram mais prazer, conseguiram atingir velocidades maiores e até aumentaram as distâncias percorridas. A maioria também disse que a solução com cor era mais doce e saborosa.

O estudo é muito pequeno, então suas conclusões ainda não podem ser consideradas completamente verdadeiras. Mas uma possível explicação para essa questão interessante está realmente no efeito placebo da coloração rosa: em muitos países, os alimentos rosa são percebidos com mais dulçor.