Pular corda perde barriga? Especialista responde

Bem-estar Movimento
03 de Outubro, 2022
Pular corda perde barriga? Especialista responde

Não é só coisa de criança — a corda vira um acessório bem poderoso dentro dos seus treinos, sabia? “É um dos mecanismos que você pode usar na hora de fazer uma atividade aeróbica”, explica o personal trainer Roberto Lima. Isso porque a prática acelera os batimentos cardíacos, fazendo o corpo queimar muitas calorias e aprimorando o seu condicionamento físico. Mas será que pular corda perde barriga?

Leia também: Abdômen trincado: melhores exercícios para perder barriga

Pular corda perde barriga? Considerações

Antes de esclarecer se pular corda perde barriga, o profissional de educação física pontua que nenhum exercício é capaz de “secar” uma única região do corpo, isoladamente. “Não tem como a gente emagrecer de forma localizada”, ele diz.

Ou seja, se o seu objetivo é diminuir a circunferência abdominal, você provavelmente vai precisar apostar em estratégias para perder peso. Elas incluem treinos regulares, alimentação equilibrada, sono de qualidade, controle do estresse… E por aí vai.

Além disso, Roberto Lima explica que pular corda não deve ser a sua única estratégia de exercício para reduzir a barriga — uma vez que ela não é a melhor! “A corda só faz a gente gastar energia durante a prática, ela não faz com que o corpo trabalhe após isso.”

Por outro lado, a clássica musculação é quem sai na frente quando o assunto é atingir o objetivo. Justamente porque ela faz a gente gastar calorias mesmo em repouso e horas após o treino!

Mas também não precisa desanimar. É claro que pular corda traz muitos benefícios. Um deles, por exemplo, é o aumento da resistência física, característica importante para você realizar as sessões de força com muita motivação e sem cansar tão facilmente.

Por isso, se você não quer abrir mão dos pulinhos, mas pretende diminuir a barriga, o profissional dá a dica de intercalar a atividade com a musculação!

Mas lembre-se: só aposte na corda se você tiver liberação médica (principalmente em casos de lesões nos joelhos, quadril ou tornozelos) e com o acompanhamento de um profissional capacitado. “Cuidado, também, com os excessos. A sua panturrilha já é muito cobrada no dia a dia, e não queremos sobrecarregá-la”, alerta o especialista.

Outras dicas para perder barriga

Para emagrecer, e, consequentemente, perder barriga, é necessário fazer o corpo usar seus estoques de gordura como fonte de combustível. E, para isso, o déficit calórico é essencial — ou seja, consumir menos calorias do que você gasta diariamente.

Portanto, não deixe de consultar um nutricionista. Ele saberá calcular adequadamente as quantidades dos alimentos para que você atinja o déficit energético de maneira saudável — afinal, restrições muito radicais mais atrapalham do que ajudam no processo.

Leia também: Diástase: exercícios incorretos podem causar o problema

Fonte: Roberto Lima, profissional de educação física e personal trainer.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais