Diástase: exercícios incorretos podem causar o problema

Bem-estar Movimento
26 de Setembro, 2022
Diástase: exercícios incorretos podem causar o problema

Que os exercícios são essenciais para a saúde, provavelmente você já sabe. Mas você sabia que quando praticados de forma incorreta, podem causar diástase?

A diástase é o afastamento dos músculos abdominais. Assim, acontece quando os músculos retos abdominais, que ficam localizados na região central do abdômen, se afastam, deixando um espaço enfraquecido entre eles. Os sintomas incluem, além da flacidez na região da barriga, hérnia e dor lombar.

Mas engana-se quem pensa que este problema ocorre apenas em mulheres grávidas. Qualquer pessoa pode ser acometida pela diástase, inclusive homens. Inclusive, o que muitos não sabem, é que praticar exercícios físicos de forma incorreta pode causar esta patologia. 

“É comum recebermos pacientes que malham bastante com diástase, especialmente fisiculturistas. Os principais exercícios que, se feitos errados, podem ocasionar este prolapso são abdominal, agachamento, levantamento de peso e prancha. Isso acontece devido ao aumento da pressão intra-abdominal, que acaba dissipando para outro lugar, podendo inclusive resultar em incontinência urinária”, esclarece a fisioterapeuta Priscila Pschiski, proprietária da clínica Pelvic Funcional.

Leia mais: Cinta para diástase funciona? Especialista alerta para riscos

Como evitar a diástase durante os exercícios?

Para evitar que isso ocorra, é necessário usar a musculatura abdominal de forma correta, recrutando o transverso do abdômen – principalmente nos abdominais. É essencial ter o apoio de um profissional para realizar os exercícios e evitar possíveis lesões;

As gestantes são as que mais sofrem com a diástase. Cerca de 60% apresentam esta condição na gravidez. Além disso, pessoas sedentárias também podem ter os músculos abdominais distendidos em função da fraqueza e da flacidez na região. “A falta de exercícios traz fraqueza não só para o abdômen, como também para toda cadeia muscular que ajuda na postura e, sendo assim, a pessoa vai gerar uma postura ruim e desfavorável, podendo causar diástase”, afirma a especialista. 

Segundo Priscila, é muito importante todas as pessoas fazerem uma avaliação da musculatura abdominal e do assoalho pélvico, pelo menos, uma vez ao ano. “O brasileiro não tem essa consciência, assim como fazemos check-up no cardiologista, também precisamos avaliar o funcionamento desta região para prevenir problemas”, finaliza.

Fonte: Priscila Pschiski, fisioterapeuta e proprietária da clínica Pelvic Funcional.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro