Nutricionista indica melhor forma de preparar e consumir carboidratos

Alimentação Bem-estar
03 de Outubro, 2022
Nutricionista indica melhor forma de preparar e consumir carboidratos

Há quem diga que os carboidratos podem ser vilões de uma dieta para emagrecer. Entretanto, é preciso entender, antes de mais nada, que eles são um tipo de macronutriente bastante importante para o bom funcionamento do organismo. Como qualquer alimento, é necessário consumi-los com moderação, sobretudo por possuírem um maior índice glicêmico. Assim, além de saber quais opções escolher, é importante entender a melhor forma de preparar e consumir carboidratos.

De acordo com a nutricionista Clariana Colaço, os carboidratos são responsáveis, principalmente, pelo fornecimento de energia – mas existem outros benefícios associados ao consumo desse nutriente. “Eles elevam a serotonina, hormônio da felicidade e do bem-estar. Além disso, são nos carboidratos que encontramos as fibras, fundamentais para o bom funcionamento do intestino”, completa.

A profissional ainda reforça que, como qualquer outro item, é preciso tomar cuidado com os excessos de carboidratos, principalmente se tratando de massas, pães e alimentos ricos em açúcares. 

Leia também: Índice glicêmico e carga glicêmica: entenda a diferença e importância deles

Melhor forma de preparar e consumir carboidratos

Em busca de uma alimentação mais saudável e equilibrada, Clariana cita alguns cuidados na hora de preparar e consumir carboidratos. Acima de tudo, vale a pena investir em carboidratos complexos, por exemplo: frutas, verduras, legumes, tubérculos (batata, mandioca e inhame) e cereais integrais.

Além disso, é importante priorizar os carboidratos nas formas cozida, grelhada ou assada. “Fuja das frituras e dos industrializados”, recomenda. Um experimento feito no programa Trust Me, I’m a Doctor, da BBC, descobriu, inclusive, que consumir carboidratos requentados em vez de recém-cozidos é melhor no que diz respeito ao índice glicêmico.

Clariana ainda recomenda que o consumo desses alimentos seja feito em conjunto com outros tipos de nutrientes e não de forma isolada. “Podemos combinar com uma fonte de proteína, como carnes, lácteos e oleaginosas. Esses, além de ofertarem proteína, são fontes de gordura, que também ajudam no controle glicêmico”, comenta.

Assim, a nutricionista ressalta que não é preciso restringir a ingestão de nenhum alimento, mas é importante priorizar frutas, verduras, legumes, cereais integrais e evitar açúcares simples, como doces, refrigerantes, pães e massas.

Melhores opções de carboidratos

Fonte: Clariana Colaço, cozinheira e nutricionista

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!