Pratica treinos de alta intensidade? Veja quais nutrientes incluir no cardápio

Alimentação Bem-estar
28 de Outubro, 2021
Pratica treinos de alta intensidade? Veja quais nutrientes incluir no cardápio

Os treinos de alta intensidade são aqueles praticados de forma intensa e repetitiva, com pouco tempo de recuperação entre cada série. Se você está acostumado a praticar esse tipo de exercício, saiba que é fundamental ingerir os nutrientes adequados para repor o que foi perdido durante o esforço. Portanto, veja abaixo dicas de quais nutrientes são essenciais para os treinos de alta intensidade:

Nutrientes para os treinos de alta intensidade

Quando realizamos algum exercício, ocorre a queima de calorias. No treino de alta intensidade, a quantidade perdida é ainda maior. Por isso, é essencial ingerir carboidratos — que constituem a principal fonte de energia do corpo. 

Assim, ter uma dieta pobre em carboidratos pode causar fadiga precoce e pior rendimento durante a prática.

Exemplos: batata-doce, pães, banana com mel, cereais e frutas.

Beba água durante os exercícios

Ao se exercitar, a taxa de transpiração aumenta e você perde, em média, de 1 a 2 litros de líquidos por hora de atividades físicas. Assim, quando ocorre a perda de líquidos e a transpiração não é compensada, há um desequilíbrio na regulação da temperatura,  o que leva à diminuição do rendimento e ao surgimento de problemas para a saúde.

A desidratação causa diversas reações no corpo, como: sede, náusea, dor de cabeça, tontura, falta de ar e boca seca. Dessa maneira, se você se exercitar desidratado, não terá um bom treino.

Portanto, o ideal é repor o que foi perdido hidratando-se novamente. Opte, então, por tomar entre 400 a 800 ml de água a cada hora.

Leia também: Os melhores carboidratos para a sua alimentação

Após o treino

Os carboidratos e as proteínas são fundamentais em uma alimentação pós-treino. Isso porque a ingestão desses nutrientes ajuda a repor a energia e a garantir um padrão anabólico. Sendo assim, após o treino, busque comer carboidratos de fácil absorção.

Exemplos: sanduíche ou tapioca de queijo magro com peito peru; iogurte com frutas e aveia; shake de whey protein com frutas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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