Anabolizantes naturais: nutrientes para quem quer ganhar massa muscular

21 de julho, 2022

Quem tem o objetivo de ganhar massa muscular sabe que os músculos não são construídos da noite para o dia. Na verdade, não é só o treino que é essencial para o processo: a alimentação também possui um papel muito importante nessa história. É por isso que muita gente aposta nos anabolizantes naturais! Ficou curioso? Então, confira tudo sobre:

O que são os anabolizantes naturais?

O nome é uma referência aos esteroides anabolizantes, que são formas sintéticas de hormônios, geralmente a testosterona, usadas para aumentar o tamanho dos músculos e gerar mais força e energia para a prática de atividades físicas.

Contudo, a semelhança entre os anabolizantes sintéticos e os chamados “naturais” está apenas no nome, uma vez que nenhum dos nutrientes necessariamente contém o hormônio. Mas, quando dentro de uma dieta balanceada e associados à prática de exercícios físicos e ao descanso, eles podem ajudar no processo de ganho de massa magra!

Leia também: Afinal, como controlar a fome? Especialista aponta 5 estratégias comprovadas

Veja, portanto, alguns exemplos:

Anabolizantes naturais: exemplos

Zinco e magnésio

Juntos, eles estimulam a produção de testosterona e melhoram o transporte de nutrientes para os músculos. Ainda, o magnésio contribui para a contração muscular, fornecendo mais força para os treinos, enquanto o zinco ajuda na fabricação de GH, conhecido como hormônio do crescimento.

Presentes em: ostras, peixes, fígado, ovo, arroz integral com feijão preto, amêndoas, castanha-do-Pará e vegetais folhosos verde-escuros.

Alicina

Além de potencializar a secreção de testosterona, a alicina inibe o cortisol — hormônio que prejudica a formação de massa magra.

Presente em: alho, alho-poró, cebola e cebolinha.

Boro e vitaminas do complexo B

O boro é famoso por ser precursor de hormônios sexuais como a testosterona. Assim como as vitaminas do complexo B, que ainda estimulam o óxido nítrico (substância vasodilatadora que melhora o fluxo sanguíneo).

Presentes em: mel, maçã, manteiga de amendoim, abacate, batata-doce e carnes, por exemplo.

Vitamina D3

Fonte de calcitriol, um hormônio que, além de otimizar a absorção de cálcio, se mostra como um bom estimulante da testosterona.

Como obter: exposição solar.

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.