Anabolizantes naturais: nutrientes para quem quer ganhar massa muscular
Quem tem o objetivo de ganhar massa muscular sabe que os músculos não são construídos da noite para o dia. Na verdade, não é só o treino que é essencial para o processo: a alimentação também possui um papel muito importante nessa história. É por isso que muita gente aposta nos anabolizantes naturais! Ficou curioso? Então, confira tudo sobre:
O que são os anabolizantes naturais?
O nome é uma referência aos esteroides anabolizantes, que são formas sintéticas de hormônios, geralmente a testosterona, usadas para aumentar o tamanho dos músculos e gerar mais força e energia para a prática de atividades físicas.
Contudo, a semelhança entre os anabolizantes sintéticos e os chamados “naturais” está apenas no nome, uma vez que nenhum dos nutrientes necessariamente contém o hormônio. Mas, quando dentro de uma dieta balanceada e associados à prática de exercícios físicos e ao descanso, eles podem ajudar no processo de ganho de massa magra!
Leia também: Afinal, como controlar a fome? Especialista aponta 5 estratégias comprovadas
Veja, portanto, alguns exemplos:
Anabolizantes naturais: exemplos
Zinco e magnésio
Juntos, eles estimulam a produção de testosterona e melhoram o transporte de nutrientes para os músculos. Ainda, o magnésio contribui para a contração muscular, fornecendo mais força para os treinos, enquanto o zinco ajuda na fabricação de GH, conhecido como hormônio do crescimento.
Presentes em: ostras, peixes, fígado, ovo, arroz integral com feijão preto, amêndoas, castanha-do-Pará e vegetais folhosos verde-escuros.
Alicina
Além de potencializar a secreção de testosterona, a alicina inibe o cortisol — hormônio que prejudica a formação de massa magra.
Presente em: alho, alho-poró, cebola e cebolinha.
Boro e vitaminas do complexo B
O boro é famoso por ser precursor de hormônios sexuais como a testosterona. Assim como as vitaminas do complexo B, que ainda estimulam o óxido nítrico (substância vasodilatadora que melhora o fluxo sanguíneo).
Presentes em: mel, maçã, manteiga de amendoim, abacate, batata-doce e carnes, por exemplo.
Vitamina D3
Fonte de calcitriol, um hormônio que, além de otimizar a absorção de cálcio, se mostra como um bom estimulante da testosterona.
Como obter: exposição solar.