Alimentação saudável no verão: Dicas essenciais

Alimentação Bem-estar
14 de Dezembro, 2020
Alimentação saudável no verão: Dicas essenciais

O verão está chegando e, durante esse período, é comum que as pessoas procurem alternativas de alimentação mais leves e refrescantes para combater o calorão da estação. Essa época do ano é marcada pelas maiores temperaturas e, por isso, a mudança climática também pode vir acompanhada, por exemplo, da maior retenção de líquido no corpo, dentre outros efeitos. Veja dicas de como seguir uma alimentação saudável no verão.

Como seguir uma alimentação saudável no verão

Para garantir o bronzeado

Se há a intenção de, durante a estação mais ensolarada do ano, se bronzear, a alimentação pode ajudar nesse sentido. Alimentos ricos em betacaroteno (um tipo de carotenoide), por exemplo, podem ser de grande ajuda, pois estimulam o bronzeado na pele. Não só, devido à potente ação antioxidante, o betacaroteno combate a ação dos radicais livres no organismo. Portanto, previne o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce da pele.

Também, propicia a melhor conservação de colágeno, o que resulta em melhor e mais jovial aparência da pele. Importante: na hora de pegar sol, não esqueça da proteção solar.

Alguns alimentos recomendados são:

Leia mais: Nutrição e bronzeado: Alimentos que ajudam a pele no verão

Para evitar a retenção de líquido

A princípio, a melhor dica para quem deseja evitar a retenção de líquido é manter o corpo hidratado. Por isso, também por conta do calor, é importante beber bastante água. Não só, consumir frutas ricas em água é uma excelente ideia. Ainda, opte preferencialmente pelas frutas da estação, como o morango, o melão e o pêssego. Outras frutas perfeitas para o verão são:

Também é recomendado evitar alimentos ricos em sódio, como industrializados e embutidos, bem como aqueles muito gordurosos. Além da água, sucos naturais, água de coco e chás também ajudam a manter o corpo hidratado.

Leia também: Suchá: O que é e os benefícios da bebida

Para evitar a má digestão

No verão, o ideal é apostar em alimentos de fácil digestão, pois nesse período há uma queda na taxa de metabolismo basal, ou seja, o corpo requer menos calorias. Por isso, dê preferências para os alimentos mais leves, como as carnes mais magras, as frutas, as verduras e os legumes.

Além disso, ao consumir alimentos ricos em fibras, é mais fácil evitar a sensação de inchaço – que pode ser ainda mais incômoda no calor. Dessa forma, também é possível impedir a prisão de ventre (constipação) e ter o metabolismo acelerado.

Escolha comida de verdade para uma alimentação saudável no verão

É hora abandonar os industrializados e refinados e dar lugar para frutas, vegetais e grãos integrais. Além de oferecer uma nutrição mais geral, os alimentos integrais são mais saciantes e energizantes, e criam um impacto diferente na regulação do açúcar no sangue, digestão e metabolismo. Portanto, melhore a qualidade do que come e faça desse objetivo a base do seu plano de emagrecimento (e, finalmente, de manutenção de peso).

Leia também: 6 pensamentos que atrapalham o emagrecimento

Encha o prato de verduras e legumes

Comer mais vegetais de maneira consistente é um dos hábitos mais importantes que você pode promover. Vegetais não ricos em amido – como folhas, brócolis, couve-flor, abobrinha, tomate, pimentão, cogumelos e cebola – são incrivelmente ricos em nutrientes, mas fornecem apenas 25 calorias ou menos por xícara. Suas fibras, prebióticos e antioxidantes reduzem a inflamação, um conhecido gatilho da obesidade. Além disso, aumentam a imunidade e melhoram a saúde mental.

Leia mais: Frutas ricas em fibras para colocar na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!