6 pensamentos que atrapalham o emagrecimento saudável

Alimentação Bem-estar
20 de Maio, 2020
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
6 pensamentos que atrapalham o emagrecimento saudável

Quem está em um processo de perda de peso, sabe que ele não é fácil e nem linear. É normal existirem altos e baixos — assim como pensamentos que minam a motivação e atrapalham o emagrecimento. 

Para ajudar a identificar e corrigir essas ideias, listamos pensamentos comuns de quem faz dieta, mas que são verdadeiros boicotes para a reeducação alimentar.

1 – Para emagrecer, vou ter que fechar a boca

Restringir drasticamente a quantidade de calorias que você consome para conseguir emagrecer mais rápido é o principal boicote ao emagrecimento. Isso porque ao comer muito pouco, no lugar de eliminar gordura, o organismo passa a estocá-la. Isso porque ele entende que está passando por um período de escassez alimentar. No começo, você até pode emagrecer. Mas em seguida, o corpo desacelera o metabolismo para garantir que não faltará energia para as funções vitais como respirar, pensar e se mover. Resultado: metabolismo mais lento e eliminação de peso prejudicada.

Leia também: Emagrecimento saudável: 30 dicas para perder peso com saúde

2 – Eu treinei bastante, então posso exagerar

É normal sentir fome depois do treino. Porém, o ideal é nesse momento aproveitar para fornecer ao organismo os nutrientes que ele precisa para se recuperar do esforço, e garantir a manutenção e saúde muscular. Portanto, evite aproveitar a malhação para comer alimentos pouco nutritivos. Em vez disso, aposte em opções equilibradas em carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.

3 – Comer vendo televisão é relaxante

Comer sem pensar e sem prestar atenção à refeição é uma das práticas que mais atrapalham o emagrecimento. Pois enquanto a atenção está dispersa, é fácil devorar um pacote de salgadinho sem perceber. Por isso, tire o aparelho dos cômodos onde você realiza as refeições, ou, pelo menos, desligue enquanto mata a fome.

Leia também: Erros comuns do processo de emagrecimento

4 – Cafezinhos estão liberados

Se você é do tipo que acha a bebida muito amarga, saiba que o açúcar do café, por mais inofensivo que pareça, pode ser um dos vilões que atrapalham o emagrecimento.

E veja só: todas as calorias extras, que o corpo não usa como energia, são armazenadas no corpo como gordura. Isso prova porque o excesso de açúcar também está relacionado ao aumento dos triglicerídeos e do tecido gorduroso de modo geral. 

5 – Quem faz dieta não pode comer doce

Proibir o consumo de alimentos que você adora só porque está de dieta contribui apenas para deixá-los ainda mais tentadores. Comer um pedaço da barra de cereal ou um chips de coco toda vez que imagina aquele delicioso brigadeiro pode proporcionar um alívio momentâneo. Mas, certamente contribuirá para acumular a vontade do doce. Essa vontade reprimida, quando acumulada, aumenta as chances de exageros e até episódios de compulsão alimentar.

Parece estranho, mas o melhor é tornar esse alimento que adora algo que faz parte da dieta, por isso se sentir vontade compre uma unidade e aproveite o sabor.

Leia também: Alimentos que atrapalham o emagrecimento saudável

6 – Final de semana pode

Se todo fim de semana serve como o seu “dia do lixo”, então é bom começar a fazer o seguinte cálculo: um ano tem 104 “dias de jacada” (sábado e domingo). Adicione mais 10 dias de feriado e mais 20 dias de eventos especiais (aniversários, casamentos e celebrações). Se você costuma considerar a sexta-feira no final de semana, são mais 52 dias, o que totaliza 186 dias. Isso quer dizer que se continuar considerando o final de semana o período oficial das jacadas, você pode facilmente extrapolar por mais da metade do ano.

Nos finais de semana, o objetivo é sempre relaxar, o que realmente é essencial para aliviar a tensão e recarregar as energias para uma nova semana. Entretanto, o problema é que na maioria das vezes o alimento é usado como recompensa, comemoração ou mesmo como fonte de prazer e bem-estar para aliviar o estresse. Portanto, vale lembrar que existem outras maneiras de aproveitar a vida. Passear, ouvir música, praticar exercícios, dançar e todas as outras atividades que gosta também são capazes de proporcionar o bem-estar e prazer que deseja.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!