Alimentos que atrapalham o emagrecimento

Alimentação Bem-estar
16 de Agosto, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Alimentos que atrapalham o emagrecimento

Quem deseja conquistar um estilo de vida mais saudável muitas vezes se depara com obstáculos que podem prejudicar os esforços. Nesse sentido, enquanto alguns alimentos podem ajudar a alcançar os objetivos, outros se tornam verdadeiros vilões, sabotando nossa dieta e dificultando a perda de peso. Embora sejam apetitosas, essas comidas contêm alto teor calórico, são de difícil digestão e são ricas em gorduras. A seguir, conheça quais são os alimentos que atrapalham o emagrecimento:

Veja também: Emagrecimento saudável: 30 dicas para perder peso com saúde

Alimentos que atrapalham o emagrecimento e sabotam a dieta 

Batata Frita 

É difícil resistir a uma batata frita. Até mesmo aqueles que seguem com muita disciplina uma alimentação para emagrecer sentem vontade de degustar um pedacinho de vez em quando. Porém, o problema é que a fritura torna a batata altamente calórica. Um dos motivos é porque quando os alimentos são fritos em óleo, eles perdem água e absorvem gordura, o que aumenta ainda mais sua quantidade de calorias.

Assim, as batatas fritas devem ser evitadas ou consumidas com moderação, pois, quando são imersas em óleo quente, tornam-se muito calóricas. E uma boa alternativa é optar pela versão assada, que pode ser feita no forno ou na airfryer, será menos calórica e mais saudável.

Cereais matinais açucarados

Embora sejam muito populares no café da manhã, os cereais matinais, em sua maioria, concentram grandes quantidades de açúcares que podem prejudicar a dieta. Além disso, esses cereais não contribuem com a sensação de saciedade. Ou seja, se optar por eles, acabará ficando com fome logo.

Você pode substituir os cereais açucarados por aveia, semente de linhaça, chia ou até mesmo de abóbora. São opções ricas em fibras que vão promover saciedade, além de não possuírem adição de açúcar.

Alimentos que atrapalham o emagrecimento: iogurte saborizado

Sim, o iogurte pode ser um aliado da dieta. Mas não é qualquer produto da prateleira dos supermercados que vai trazer benefícios. Isso porque as versões açucaradas e coloridas contêm mais calorias e conservantes, além de não carregarem fibras. Portanto, essas características podem fazer do iogurte uma opção ruim para a sua dieta. Para consumi-lo corretamente, opte por versões naturais, sem sabor ou do tipo grego. Além disso, a melhor aposta é combinar o iogurte com frutas para aumentar o valor nutricional. 

Refrigerantes

Embora sejam práticos, os refrigerantes podem atrapalhar a dieta devido ao alto teor de açúcar e valor calórico. Além disso, essas bebidas também contêm ingredientes como frutose, sacarose e xarope de milho. Assim, quando consumimos bebidas açucaradas em excesso, o fígado se sobrecarrega e transforma a frutose em gordura. Ao longo do tempo, isso pode contribuir para a esteatose hepática não alcoólica (EHNA).

Por outro lado, se você é do time zero açúcar, saiba que essa opção do refrigerante também não está isenta. Embora sejam menos doces, as opções diet possuem aditivos e edulcorantes que não são naturais. Você até pode utilizá-los como uma alternativa ao refrigerante normal, mas tome cuidado com o exagero.

“E caso queira uma alternativa mais saudável, opte pela água saborizada feita com água com gás. Basta adicionar na água frutas picadas como morango, mirtilo, framboesa, laranja, limão e abacaxi, além de folhas de hortelã ou espremer o sumo do limão”, aponta a nutricionista da Vitat, Letícia Ramirez.

Alimentos que atrapalham o emagrecimento: croissant 

Massas folhadas são recheadas de gordura na sua composição por conta da manteiga. Por isso, o croissant se torna uma opção bem mais calórica e que não contribui para a sensação de saciedade. Em média, um croissant pode conter cerca de 200-300 calorias, o que pode ser considerado significativo em uma dieta restrita em calorias.

Em substituição ao croissant, você pode optar pelo lanche natural feito com atum, frango ou frios e aqui vale um alerta, evite o consumo das versões feitas com embutidos como presunto, pois são alimentos industrializados com adição de aditivos químicos pouco saudáveis.

Salsicha e nuggets 

Esses alimentos geralmente são ricos em calorias, gorduras saturadas, açúcares adicionados e aditivos artificiais. Além disso, por serem ultraprocessados, eles tendem a ter baixa quantidade de nutrientes essenciais e não proporcionam uma sensação de saciedade duradoura, o que pode levar ao consumo excessivo de calorias.

Leia também: 6 pensamentos que atrapalham o emagrecimento saudável

Dicas para ter uma alimentação mais saudável

Apesar de todas as ressalvas acima, é preciso lembrar que um alimento, sozinho, não é capaz de nos fazer emagrecer ou engordar. O que conta realmente é a sua dieta como um todo — ou seja, quantas calorias você consome, e quantas gasta por dia. Portanto, se você ama algum dos itens listados, não é preciso cortá-lo para sempre da sua vida. Com moderação e de vez em quando, você pode consumir algum quitute ou guloseima, desde que mantenha a dieta equilibrada no restante da semana (e siga as instruções de porções do seu nutricionista).

O segredo para ter uma dieta equilibrada é apostar no planejamento das refeições. Sem ele, fica muito mais fácil ceder aos alimentos listados acima e que certamente não contribuirão para o processo de emagrecimento. Aqui vão algumas dicas para te ajudar com a organização do seu plano alimentar:

  • Primeiramente, faça uma lista de compras;
  • Não vá com fome para o mercado;
  • Leia sempre a lista de ingredientes, lembrando que o primeiro ingrediente é o que mais tem no alimento e a lista segue em ordem decrescente até o final;
  • Prefira alimentos frescos e naturais;
  • A base das compras deve ser comida de verdade;
  • Escolha um ou dois industrializados que você goste, e se conseguir investir nos industrializados saudáveis, melhor;
  • Por fim, cuidado com o que você coloca dentro da sua casa. Se você quer mudar um hábito e/ou controlar a ingestão de um alimento específico, tê-lo em casa irá dificultar o processo.

Leia também: Erros comuns que atrapalham o emagrecimento

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!