Suchá: O que é e os benefícios da bebida

Alimentação Bem-estar
08 de Outubro, 2020
Suchá: O que é e os benefícios da bebida

O suchá é a mistura de suco com chá, portanto, é uma bebida que combina ervas e frutas e pode ajudar no emagrecimento, na hidratação do corpo, qualidade do sono e mais.

Dependendo dos ingredientes, pode ser rica em propriedades terapêuticas típicas do chá, mas conter também as vitaminas e minerais das frutas.

Benefícios do suchá

É calmante

Devido às propriedades terapêuticas do chá, o suchá pode auxiliar na qualidade do sono, além de aliviar sintomas do estresse e da ansiedade. Um copo de suchá antes de dormir pode tornar a noite de sono mais relaxante.

Leia também: Chá de erva de macaé (rubim): Benefícios da bebida

Mantém o corpo hidratado

Sucos naturais e chás são duas boas formas de manter a hidratação em dia. Nesse caso, a combinação é melhor ainda. Há mais de uma versão do suchá, mas todas são boas formas de hidratar o corpo.

Imunidade fortalecida

As vitaminas presentes na bebida variam conforme o suco que é usado. No entanto, a recomendação é que sucos naturais sejam usados no seu preparo, ou seja, sucos das frutas, não artificiais. Como as frutas são ricas em vitaminas diversas, inclusive a vitamina C (excelente para a imunidade), considera-se que o suchá pode garantir uma imunidade mais fortalecida.

Ajuda na digestão

Muitas vezes, uma pessoa sofre com a constipação (prisão de ventre) não apenas devido à pouca ingestão de fibras, mas pela desidratação também. Por isso, por ser uma bebida hidratante, ela também beneficia e facilita a digestão, pois o trânsito intestinal pode acontecer mais tranquila e rapidamente.

Leia mais: Chá de folha de manga: Benefícios que você precisa conhecer

Como preparar

  • Prepare o chá de sua escolha – não deixe ferver demais, pois a fervura em excesso pode causar a perda das propriedades das ervas;
  • Em seguida, adicione o suco de sua preferência. O suco verde é uma das melhores opções devido à sua abundância de vitaminas, mas sucos de frutas também são excelentes.

Alguns boas opções de suchá são o detox (suco verde + chá verde ou chá de dente de leão), o anti-inchaço (chá de hibisco + suco de melancia ou chá de cavalinha + suco de melão), o digestivo (chá de alecrim + suco de abacaxi), entre outros.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela