Alecrim: Benefícios para a saúde e como preparar o chá

Alimentação Bem-estar
14 de Novembro, 2019
Alecrim: Benefícios para a saúde e como preparar o chá

O alecrim é uma erva popular usada na culinária para adicionar sabor aos alimentos. Embora seu potencial culinário não tenha limites, ele também tem sido muito usado como chá. 

Ela é uma erva acessível repleta de poderes para a saúde. Assim, não à toa, o chá de alecrim é utilizado há milhares de anos como forma de tratamento para diversos problemas de saúde, dos simples como gripes, tosses e resfriados, até os mais complexos, combinado com outras ervas de propriedades curativas. Conheça os benefícios potenciais para a saúde e usos do chá de alecrim.

Benefícios do chá de alecrim

Rico em compostos antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios

Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger o corpo contra danos oxidativos e inflamação, que podem levar a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Eles podem ser encontrados em uma variedade de alimentos vegetais, como frutas e legumes, e ervas como o alecrim. 

O chá de alecrim também contém compostos que podem ter propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Portanto, a atividade antioxidante e anti-inflamatória do alecrim é amplamente atribuída aos polifenóis, como o ácido rosmarínico e o ácido carnósico.

Os ingredientes da bebida também podem ter propriedades antimicrobianas, o que ajuda a combater infecções. Além disso, as folhas de alecrim são empregadas na medicina tradicional por seus efeitos antibacterianos e de cicatrização de feridas.

Leia também: Maneiras criativas de temperar os alimentos

Alecrim ajuda a diminuir o açúcar no sangue

Quando não tratado, o nível elevado de açúcar no sangue pode danificar os olhos, coração, rins e sistema nervoso. Portanto, é fundamental que as pessoas com diabetes controlem adequadamente seus níveis de açúcar no sangue.

Estudos da Universidade de Hong Kong e da Universidade Brock, no Canadá, por exemplo, demonstraram que a ingestão do chá de alecrim podem diminuir o açúcar no sangue, sugerindo que a erva pode ter aplicações potenciais para o gerenciamento de alto nível de açúcar no sangue entre pessoas com diabetes.

Melhora a memória e o humor

Uma pesquisa da Universidade de Ciências Médicas, em Kerman, Irã, descobriu que tomar 500 mg de alecrim por via oral duas vezes ao dia por um mês reduziu significativamente os níveis de ansiedade e melhorou a memória e a qualidade do sono entre estudantes universitários, em comparação com um placebo. 

Já uma análise da Universidade de Isfahan, também no Irã, acompanhou  66 funcionários de uma indústria por dois meses. Observou que aqueles que bebiam 2 colheres de chá (4 gramas) de alecrim em 2/3 xícara (150 ml) de água diariamente relataram sentir-se significativamente menos esgotados em seus empregos, em comparação com aqueles que não bebiam nada.

Leia também: Folhas de louro: Para que servem e como usar

Alecrim turbina o cérebro

Pesquisas com animais na Universidade de Kharazmi, Teerã, Irã, sugerem que o alecrim pode até apoiar a recuperação de condições que podem levar a danos cerebrais, como um derrame.

Igualmente, outro estudo da Universidade RMIT, na Austrália, concluiu que a especiaria pode impedir os efeitos negativos do envelhecimento cerebral, sugerindo até um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

Protege a visão

Um estudo da Universidade Wright State, nos Estados Unidos, examinou a adição de extrato de alecrim a tratamentos comuns. Portanto, a análise descobriu que a erva ajudou a retardar a degeneração macular relacionada à idade, uma condição comum que afeta a visão.

Outros benefícios do chá de alecrim

  • Pode beneficiar a saúde do coração;
  • Ajuda a digestão;
  • Auxilia o emagrecimento.

Que tal incluir os benefícios do chá de alecrim no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Digestão, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora da digestão. Sua composição contém hortelã, abacaxi, gengibre, alecrim, carqueja e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela