Folhas de louro: Para que servem e como usar

Alimentação Bem-estar
25 de Outubro, 2019
Folhas de louro: Para que servem e como usar

As ervas que conhecemos como folhas de louro podem vir de uma variedade de árvores diferentes. Uma das fontes mais conhecidas é o louro (Laurus nobilis).

Cada variedade de folhas de louro tem um sabor ligeiramente diferente. As folhas de louro podem ser usadas frescas, secas, moídas ou inteiras. Há uma variedade de benefícios à saúde e usos dessa erva, tornando-a popular para cozinhar.

Benefícios

No Brasil, o tempero é famoso por dar o toque final no preparo do feijão. Mas as folhas de louro dão sabor a sopas, ensopados e outros pratos salgados. O principal benefício é que elas podem melhorar o sabor de suas refeições sem adicionar sódio.

Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Elas também foram usadas por alguns para tratar câncer, gases, caspa e dores ou furúnculos nas articulações. No entanto, não há evidências científicas suficientes para apoiar o uso da folha de louro para esses benefícios.

O louro também é conhecido popularmente por facilitar a digestão de gordura. E ele ajuda a remover o excesso de gordura também do sangue. Em uma análise publicada no periódico Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, dos Estados Unidos, os participantes que ingeriram de 1 a 3 gramas de louro diariamente durante um mês apresentaram queda nas taxas de colesterol ruim e triglicérides.

Informação nutricional

Uma única folha de louro usada na culinária provavelmente não altera o valor nutricional do prato que está sendo preparado. Normalmente, a folha é removida do prato antes de você comê-lo. Mesmo que seja deixada na sopa, ensopado ou em qualquer outro prato, ela não fornece micronutrientes ou macronutrientes significativos.

Se a erva for picada e consumida em um prato, você poderá obter alguns benefícios nutricionais. Uma porção de uma colher de sopa fornece cerca de cinco calorias, principalmente na forma de carboidratos. Micronutrientes nas folhas de louro incluem vitamina A, vitamina C, vitamina B6, manganês, ferro e cálcio.

Leia também: Temperos que aceleram a queima de gordura

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela