Chá de erva de macaé (rubim): Benefícios da bebida

Alimentação Bem-estar
06 de Outubro, 2020
Chá de erva de macaé (rubim): Benefícios da bebida

O chá de erva de macaé, também chamada de rubim, é uma bebida de propriedades anti-inflamatórias. A planta é originária da Ásia e também chamada de erva das lavandeiras e lavantina. Ela auxilia a saúde do estômago, combate dores e cólicas e pode ajudar no tratamento de diversas doenças.

O macaé tem caules eretos e uma postura robusta, suas flores renascem anualmente e possuem uma cor púrpura. A planta é encontrada em áreas em que a terra é úmida e em locais onde a incidência solar é bastante alta.

Benefícios do chá de erva de macaé

Alivia dores de estômago e cólicas

A princípio, o chá de erva de macaé é estomáquico, ou seja, protege a saúde do estômago. Cólicas e desconfortos estomacais não são incomuns e podem ser incômodos, por isso, o chá pode ser uma boa opção.

Pele saudável

Ele também é cicatrizante e anti-inflamatório, portanto, facilita e acelera o processo de cicatrização, bem como previne o envelhecimento precoce, afinal, combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo estresse oxidativo. A erva de macaé é rica em flavonóides. Não só, por ser cicatrizante, ajuda no tratamento de ferimentos diversos, picadas de insetos, queimaduras e mais.

Ajuda na digestão

Ainda, ele facilita o trânsito intestinal e, ao prevenir problemas no estômago e no intestino, beneficia a saúde digestiva de forma geral. A bebida também ajuda a controlar náuseas e vômito, promovendo ação calmante.

Leia também: Chá de pariri: Benefícios da bebida e como consumir

Como fazer o chá de erva de macaé

  • Duas colheres de sopa de flores ou folhas de macaé
  • 1 litro de água fervente

Quem não deve tomar o chá de erva de macaé

Apesar de seus benefícios, o chá não é recomendado para todos. A bebida é contraindicada para gestantes, lactantes, bem como para crianças com menos de 10 anos. Não só, lembre-se da importância de consultar um médico antes de seu consumo.

Leia também: Chá de folha de manga: Benefícios que você precisa conhecer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa