Chá de pariri: Benefícios da bebida e como consumir

Alimentação Bem-estar
21 de Julho, 2023
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Chá de pariri: Benefícios da bebida e como consumir

O chá de pariri, uma planta trepadeira de flores roxas também chamada de cipó pau e cipó cruz. Ela possui propriedades medicinais e, por isso, beneficia a pele, ajuda no combate à anemia, protege a imunidade e auxilia no tratamento de diversas doenças.

Benefícios do chá de pariri

Combate a anemia

A anemia é causada geralmente por uma dieta pobre em ferro, um mineral essencial para a saúde do organismo. Como efeito colateral, provoca a falta de hemoglobina (glóbulos vermelhas) o que resulta na sensação de fadiga, dores no corpo e mais. Por isso, o chá de pariri, rico em ferro, pode prevenir a condição.

Alivia dores intestinais e estomacais

A bebida ajuda a aliviar dores causadas pelo intestino e pelo estômago, que podem ser muito incômodas. Essas dores podem ser cólicas causadas por diversos motivos: ciclo menstrual, constipação, indigestão e mais.

Ajuda na cicatrização da pele

A planta tem propriedades cicatrizantes, ou seja, facilita a cicatrização da pele. Por isso, essa bebida pode acelerar a cicatrização de ferimentos diversos, cortes, picadas de inseto, queimaduras e mais. Também auxilia no tratamento de acne.

Leia mais: Alimentos que ajudam na cicatrização

Imunidade fortalecida e pele jovem

Ainda, é rica em antioxidantes, em especial os taninos. Por isso, o chá pode fortalecer a imunidade e combater os radicais livres no corpo. Os radicais livres são responsáveis pelo estresse oxidativo, que causa o envelhecimento precoce.

Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Contudo, vale ressaltar que existem informações limitadas sobre os benefícios do chá de pariri com base em evidências científicas. Portanto, mais pesquisas são necessárias para entender melhor os possíveis efeitos da bebida.

Como preparar o chá de pariri

  • 2 colheres de sopa de folhas de pariri picadas;
  • 1 litro de água fervente. Antes de beber, aguarde 10 minutos até o chá perder um pouco da temperatura.

Leia também: Chá de folha de manga: Benefícios que você precisa conhecer

Que tal incluir os benefícios dos chás no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Digestão, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora da digestão. Sua composição contém hortelã, abacaxi, gengibre, alecrim, carqueja e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Agende já uma consulta com a nutri

Essa é a chance de virar a chave e ter uma alimentação saudável de verdade. Com a ajuda da nutri da Vitat, você vai encontrar o jeito certo de cuidar dos seus hábitos alimentares, com prazer em comer bem todos os dias. Agendar!

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!