O que comer com gastrite: alimentos para aliviar os sintomas
A gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores, assim como pode ser aliviada por diversos tratamentos, a começar pela dieta! Portanto, como afeta o estômago, é fundamental cuidar da alimentação e entender o que comer com gastrite — e quais alimentos ajudam a aliviar os sintomas. Confira:
Leia também: Gastrite: o que é, sintomas, tratamentos e causas
O que comer com gastrite?
De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, a gastrite nada mais é do que uma inflamação na mucosa que reveste o trato gastrointestinal. Basicamente, ocorre quando há um excesso de produção de ácido no estômago, o que acaba afetando a parede interna do órgão.
Ela pode acontecer de forma aguda ou crônica e ser desencadeada por diversos fatores — bactérias, vírus, problemas no sistema imunológico, medicamentos, alimentação, estresse e predisposição genética.
Assim, dor, queimação, gases, estufamento abdominal, náuseas e vômitos costumam ser os sintomas mais comuns da condição.
Justamente por afetar o sistema digestivo, a gastrite está intimamente ligada à alimentação. Por isso, quem convive com ela precisa rever alguns hábitos alimentares a fim de aliviar os sintomas e prevenir as crises.
“Os pacientes devem priorizar alimentos naturais e não processados. Além disso, uma rotina com menos estresse poderá ajudar a maioria das pessoas”, aconselha a especialista. Ademais, confira outras dicas:
- Diminua o consumo de frituras;
- Pare de fumar;
- Diminua o consumo de álcool;
- Fracione as refeições e não fique muito tempo sem comer;
- Mastigue bem os alimentos;
- Por fim, converse com seu médico a respeito dos medicamentos que utiliza.
Leia também: 9 chás que ajudam a aliviar os sintomas da gastrite
Alimentos que ajudam a controlar a gastrite
Legumes e verduras
Os legumes e os vegetais cozidos são os alimentos ideias para quem sofre de gastrite. Além deles, as folhas também são muito recomendadas. Basicamente, além de ajudarem no controle do pH estomacal, esses alimentos são anti-inflamatórios e acalmam o estômago.
Frutas
Com exceção das frutas cítricas, que podem irritar o estômago, demais frutas são excelentes para controlar a gastrite. Em especial, frutas mais densas como a banana e a maçã, que possuem efeito antiácido, são ótimas opções. Além dessas, as frutas vermelhas também promovem efeito similar, pois são ricas em antioxidantes.
Sardinha
A sardinha é um peixe saboroso e acessível, mas que também pode ajudar no controle e no alívio da gastrite. Ótima fonte de proteína, ela é também rica em ômega-3. Assim, ajuda a desinflamar o organismo e acalmar o estômago. Da mesma forma, o consumo de salmão é recomendado.
Ervas calmantes
Ainda, ervas calmantes como a hortelã, o alecrim e a camomila podem ajudar no alívio dos sintomas da gastrite e na digestão. Por isso, beber o chá de algumas dessas ervas antes das refeições pode ajudar a acalmar o estômago, além de evitar a azia, gases e possíveis cólicas.
Lactobacilos
Geralmente encontrados em iogurtes e alimentos probióticos, esses bichinhos ajudam a equilibrar a nossa microbiota gastrointestinal, aumentar as defesas intestinais e proteger a mucosa do estômago. Por isso, são especialmente importantes para quem tem gastrite por H pylori.
Carnes brancas
As carnes brancas e magras devem ser priorizadas no lugar daquelas mais gordurosas, que podem piorar o quadro da condição. Portanto, frango e peixe, por exemplo, são ótimas alternativas — desde que não sejam fritos, é claro!
Biomassa de banana verde
É rica em amido resistente, um ingrediente que serve como alimento para as bactérias boas do intestino e do estômago — e, por isso, contribui para o equilíbrio da flora.
Sucos verdes
A explicação é simples: a base dessas bebidas é constituída de frutas e vegetais, que você já sabe que são liberados para quem tem gastrite.
Alimentos que podem piorar a gastrite
Existem alguns alimentos que podem piorar os sintomas da gastrite por favorecerem a secreção de ácido gástrico. Confira a lista de todos eles aqui!
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).
Cuide da sua alimentação do jeito certo pra você
O acompanhamento profissional é fundamental para conseguir mudar os hábitos e ter uma alimentação diversa e completa para o que a sua saúde precisa. Portanto, agende agora uma consulta online com uma nutricionista da Vitat e tenha orientações e dicas para as suas necessidades.