Água de coco: conheça os principais benefícios
A água de coco é queridinha de muitos e isso não se deve apenas ao seu sabor agradável, mas também aos benefícios que ela proporciona à saúde. Como o nome diz, a água de coco é o líquido extraído de dentro da fruta, sendo que esse líquido é responsável pela nutrição do coco durante o seu processo de amadurecimento, portanto, é rica em nutrientes, tem alto poder de hidratação e baixas.
Para a nossa sorte, a fruta é facilmente encontrada em muitos lugares do Brasil, principalmente nas cidades litorâneas. Além de ser fácil de consumir e carregar, a água de coco é um líquido muito refrescante! Ou seja, perfeito para os dias de altas temperaturas. A seguir, confira todas as informações sobre água de coco.
Leia mais: Os melhores alimentos para os dias de calor
Benefícios da água de coco
É fonte de nutrientes
O coco nasce da palmeira Cocos nucifera (nome científico) e o seu consumo é altamente nutritivo. Não poderia ser diferente com a sua água, já que ela é formada por aproximadamente 94% de água e uma pequena quantidade de gordura boa, essa bebida é excelente para a saúde. Além disso, ela é fonte de potássio, manganês, magnésio, sódio, cálcio e vitamina C.
Previne problemas nos rins
Além de hidratar, a bebida ajuda especialmente aqueles que sofrem de problemas nos rins. Isso acontece porque as pedras nos rins se formam quando o cálcio, oxalato e demais compostos combinam-se, resultando em “cristais” na urina. Nesse sentido, a água de coco ajuda no combate da formação de radicais livres e a formação de pedras nos rins.
Antienvelhecimento
O líquido contém propriedades antioxidantes como vitamina C, complexo B e aminoácido de arginina, substâncias que combatem o envelhecimento. Além disso, a água de coco fornece hidratação para a pele, diminui a oleosidade e combate o envelhecimento cutâneo.
Contribui com o emagrecimento
Ao contrário de outras bebidas como sucos e refrigerantes, a água de coco apresenta baixos percentuais de gordura e apresenta propriedades diuréticas. Com essa combinação de fatores, a água de coco pode ajudar a eliminar o sódio do organismo e contribui com a perda de peso, se aliada a outras medidas como alimentação balanceada, atividade física e acompanhamento médico.
Reduz o estresse e cansaço
A água de coco é fonte de magnésio e potássio, propriedades que atuam nas funções cerebrais e no sistema nervoso. Dessa forma, a bebida ajuda a liberar a serotonina, que é o hormônio do bem-estar, responsável por combater o estresse e o cansaço.
Facilita a digestão
A bebida é rica em fibras, portanto, favorece a digestão. Além disso, a água de coco também diminui os riscos de enjoos e refluxos.
Fortalece o sistema imunológico
Por ser rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, a água de coco fortalece o sistema imune e previne o organismo de gripes e resfriados.
Combate a ressaca
A bebida ajuda a desintoxicar o organismo da bebida alcóolica, amenizando sintomas como enjoo, dor de cabeça e vômito.
Por fim, outros benefícios da água de coco são:
- Melhora da saúde do coração;
- Redução da pressão arterial;
- Melhora da performance física;
- Por fim, hidratação prolongada.
Contudo, é válido ressaltar que a bebida é super versátil e pode substituir a água convencional em diversas receitas. Portanto, a bebida pode tornar outros preparos mais nutritivos e saborosos.
Benefícios da água de coco para os cabelos
Por conta de sua composição tão diversificada, a água de coco é capaz de promover ação antibactericida e antifúngica. Essa combinação, diz a hairstylist Bruna Nunes, leva à oxigenação do couro cabeludo, mantendo você longe de caspas e irritações, e também estimula o crescimento de novos fios. “Ela é multibenefícios”, celebra.
Além disso, a bebida ainda devolve água aos cabelos, ingrediente fundamental para deixá-los com aspecto saudável. Para isso, basta adicionar um pouco da água de coco ao seu creme favorito para umectação – e aí é só usar o produto como de costume.
Já para quem tem cabelos tingidos a boa notícia é que a água de coco reduz o ressecamento provocado pela química. Além disso, atua como um finalizador perfeito para fios cacheados e crespos. Nesse sentido, basta borrifar o líquido depois de cada lavagem para deixar as molinhas mais leves, soltas e com volume na medida certa.
Qual a melhor maneira de tomar água de coco?
O ideal é que a bebida seja acrescentada à rotina limitada a 3 copos por dia. Não há restrição de horário, assim, a bebida pode ser consumida antes ou depois de qualquer refeição. No entanto, pessoas diabéticas devem limitar o consumo de água de coco por conta da glicose no sangue.
Tabela nutricional da água de coco
Um copo americano de água de coco de aproximadamente 200 ml fornece:
- 31 calorias
- 4,31 de carboidrato líquido
- 6,12 gramas de carboidratos
- 1,19 gramas de proteínas
- 1,82 gramas de fibras alimentares
Principais dúvidas sobre água de coco
Tomar muita água de coco faz mal?
Mesmo com os benefícios listados acima, o consumo da bebida deve ser moderado devido aos nutrientes como potássio, sódio e magnésio, que apesar de serem benéficos para a saúde, quando são consumidos em grandes quantidades, podem acabar desequilibrando o organismo.
Quem tem diabetes pode tomar água de coco?
De acordo com a nutricionista Patrícia de Moraes, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a água de coco pode ser consumida por quem tem diabetes, mas com algumas ressalvas.
“A água de coco possui cerca de 4 a 5 % de açúcares em sua composição, uma quantidade baixa, mas que pode alterar a glicemia, sim”, diz a especialista. Portanto, ela só deve ser consumida dentro de uma dieta equilibrada e com o tratamento sendo seguido à risca.
“Tudo vai depender do contexto geral da alimentação da pessoa com diabetes: uma paciente com o tipo 1, por exemplo, que depende 100% da insulina externa, precisa fazer a conta certinha dos carboidratos consumidos versus as unidades de insulinas administradas para não ter surpresas na sua taxa de açúcar sanguíneo”, ela recomenda.
Por isso, a melhor forma de descobrir se você está liberado para ingerir a bebida, bem como qual a quantidade e qual o horário ideal, é perguntando ao seu médico, já que a resposta pode variar caso a caso.
Água de coco de caixinha é saudável?
Por ser um produto industrializado, a água de coco de caixinha pode ter recebido conservantes e estabilizantes para poder durar mais na prateleira. Além disso, algumas marcas também podem acrescentar à receita mais açúcar e sódio — com o intuito de realçar o sabor do líquido.
E o consumidor precisa ficar de olho até nas marcas que dizem ser 100% naturais: uma análise feita em 2017 pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) encontrou até 60% mais sódio e 36% mais potássio nas bebidas do que o informado no rótulo das embalagens.
Portanto, apesar de conter menos nutrientes do que a água de coco natural, ainda sim vale a pena investir na bebida de caixinha, já que ela contribui com a hidratação do corpo e apresenta mais benefícios do que outros sucos industrializados e refrigerantes. Da mesma forma, pessoas que apresentam quadros de diarreia ou intoxicação alimentar também podem se beneficiar do consumo dela. Afinal, ela contribui para a reposição de líquidos.
Além disso, para quem sofre com a prisão de ventre, a bebida ajuda a deixar as fezes menos secas, fazendo com que elas passem pelo trato intestinal com mais facilidade.
Água de coco engorda?
A água de coco por si só não causa ganho de peso. Além disso, é composta 95% por água e 5% por vitaminas e minerais. Ou seja, ela é principalmente hidratante e diurética. O que pode, na verdade, ajudar na perda de peso.
A bebida pode ainda beneficiar a saúde de diversas formas, principalmente por ser um isotônico natural. Ou seja, ajuda a repor os eletrólitos perdidos, por exemplo, durante a prática de uma atividade física intensa e, não só, a água é altamente hidratante e diurética, por isso, previne a retenção hídrica.
Receita de suco detox com água de coco
Os sucos detox são excelentes parceiros para combater a retenção de líquido. Além disso, é fonte de nutrientes e vitaminas importantes para a saúde. Para variar o suco detox tradicional, preparamos o smoothie detox, que é uma alternativa super refrescante e promete ajudar a desintoxicar o organismo.
Agora, aprenda a preparar o smoothie detox de couve, água de coco e gengibre para desinchar. Confira a receita:
Smoothie detox de couve, água de coco e gengibre
Ingredientes
- 1 xícara de água de coco gelada
- 2 xícaras de couve
- 1 + ½ xícara de abacaxi picado
- 1 banana madura picada
- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã fresca
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco
- 1 colher (sopa) de suco de limão fresco
- Pitada de sal
Modo de preparo
Em primeiro lugar, em um liquidificador, coloque a água de coco e adicione couve, abacaxi, banana, hortelã, gengibre, suco de limão e sal.
Logo depois, bata durante 1 minuto ou até ficar homogêneo, adicionando água gelada, se necessário, para atingir a consistência desejada.
Sirva em seguida.
Receita de suco de abacate com kiwi e água de coco
Ingredientes
- 1 abacate;
- 4 kiwis picados;
- 1 ½ xícara de água de coco;
- ¼ xícara de folhas de hortelã;
- 1 colher de suco de limão.
Modo de preparo
Separe a polpa do abacate, pique os kiwis descascados e lave as folhas de hortelã. Em seguida, bata com o suco de limão e água de coco até obter uma mistura homogênea. Por fim, sirva com cubos de gelo.
Suco energizante com água de coco
Ingredientes
- 200ml de água de coco;
- 1 banana prata;
- 1 col (sopa) de cenoura ralada crua;
- Folha de 1 couve;
- 1 col (sopa) de hortelã;
- 1 maçã;
- Mamão papaia (1 unidade pequena).
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Suco de laranja com aveia e água de coco
Ingredientes
- Suco de uma laranja lima;
- 200ml água de coco;
- Gotas de suco de limão;
- 1 colher de sopa de aveia em flocos finos.
Modo de preparo
Junte tudo no liquidificar e bata até a mistura ficar homogênea.
Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.
Bruna Nunes, hairstylist.
Clique aqui e saiba mais.
Clique aqui e saiba mais.