Água com gengibre emagrece? Benefícios e como preparar a bebida

Alimentação Bem-estar
08 de Dezembro, 2021
Água com gengibre emagrece? Benefícios e como preparar a bebida

Quem busca perder peso já ouviu por aí muitas receitas milagrosas que prometem ajudar a atingir o objetivo. Muita gente diz, por exemplo, que misturar água com gengibre emagrece justamente pelas propriedades termogênicas da raiz, que fazem com que o metabolismo fique mais acelerado. Mas será que a ideia é verdadeira? Confira, então, o que uma especialista diz:

Afinal, água com gengibre emagrece?

Infelizmente, não. Na verdade, nenhum alimento, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer ou engordar. O que conta, mesmo, é um plano alimentar bem elaborado, com ingredientes naturais e menos processados, combinado com o sono adequado e com uma rotina de exercícios físicos bem orientados.

Assim, o déficit calórico é atingido (ou seja, você come menos calorias do que gasta diariamente) e os quilinhos na balança diminuem de forma saudável. “Há casos em que o objetivo será melhor alcançado com a ajuda de um profissional, que poderá fazer o acompanhamento personalizado. A prudência costuma ser a melhor conselheira em termos alimentares!”, ressalta a nutricionista Dayse Paravidino.

Mas por que muita gente ainda fala que água com gengibre, quando consumida em jejum pela manhã, emagrece? A especialista explica que isso acontece porque o gengibre é um termogênico, isto é, tem a capacidade de acelerar o metabolismo. Ou seja, a receita pode até dar um empurrãozinho, mas não é mágica. “É importante destacar o cuidado que temos que ter com itens da ‘moda’”, diz.

Até porque cada metabolismo reage de forma diferente e, muitas vezes, os termogênicos (em excesso) são contraindicados para algumas pessoas. Por fim, também não adianta encher o estômago de água com gengibre e ter uma alimentação nada saudável, não é mesmo?

Leia também: Chá de limão com alho realmente funciona? Descubra

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Benefícios da água com gengibre

Tudo bem, já entendemos que a combinação não faz milagres. Mas isso não quer dizer que ela não seja saudável e que não traga alguns benefícios para a nossa saúde, não é mesmo? Afinal, o gengibre é uma raiz muito conhecida por suas propriedades nutricionais. Veja, então, as vantagens da bebida além de seu efeito termogênico:

É anti-inflamatória

Além de bactericida e fungicida. Portanto, evita a proliferação de bactérias e fungos nocivos no estômago, no intestino e em outros órgãos. Além disso, previne inflamações, por isso, é benquista para prevenir gripes e resfriados e tratar dores na garganta e tosse.

E bônus: atua contra a bactéria H. pylori, uma das principais causas de gastrite e úlcera no estômago. Dessa forma, ela também ajuda a diminuir náuseas e enjoos.

Protege os músculos, o coração e o sistema nervoso

Os compostos anti-inflamatórios presentes no gengibre inibem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue e diminuindo o risco de doenças como infarto, aterosclerose e derrame.

Leia também: Xarope de beterraba: Para que serve, benefícios e como fazer

Como fazer água com gengibre?

A receita não é nada complicada e fica pronta em poucos minutos. Para isso, adicione 4 ou 5 rodelas da raiz (ou 2 colheres de sopa de raspas) em um litro de água gelada. Troque as rodelas diariamente para potencializar os benefícios. Vale, também, adicionar suco de um limão, meia xícara de hortelã e uma canela em pau para a bebida ficar ainda mais deliciosa — ótima opção para quem não tem o costume de beber água com frequência. Mas lembre-se: consulte o seu médico antes!

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!