Vitaminas importantes pós-menopausa

Saúde
28 de Setembro, 2023
Vitaminas importantes pós-menopausa

Por volta 50 anos, o corpo feminino começa a passar por uma grande mudança: a chegada da menopausa, processo causado pela redução fisiológica na produção de hormônios pelos ovários. E, com ela, vêm alguns sintomas, como ondas de calor súbitas (os famosos fogachos), suores intensos, alterações bruscas de humor e secura vaginal, entre outros. O organismo experimenta alterações que resultam na redução não só de hormônios, mas de micronutrientes. Por isso, veja quais são as vitaminas importantes pós-menopausa.

Vitaminas importantes pós-menopausa

Cálcio

A menopausa provoca a perda de estrogênio, um hormônio que auxilia na absorção do cálcio dos alimentos e suplementos dietéticos pelo corpo e ajuda a manter o cálcio nos ossos para aumentar sua força. Muitas mulheres não consomem a quantidade de cálcio necessária antes dos 50 anos e também podem não atender aos requisitos aumentados após os 50.

Vitamina B6

A vitamina B6 é importante para a produção de energia e suporte para o sistema nervoso. Inclusive, os níveis desse nutriente precisam ser ainda maiores após os 50 anos. Além disso, estudos sugerem que os idosos podem precisar de mais do que os níveis atualmente recomendados de vitamina B6.

Alimentos de origem animal, como carne, frango e peixe estão entre as fontes mais ricas de vitamina B6, bem como cereais matinais.

Ferro

Os glóbulos vermelhos precisam de ferro para produzir hemoglobina suficiente, proteína que permite que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio por todo o corpo.

A deficiência de ferro é incomum entre mulheres na pós-menopausa, já que a menstruação é interrompida. A ingestão sugerida de ferro cai para mais da metade após a menopausa, que em muitas mulheres começa por volta dos 51 anos. O mineral é encontrado em alimentos como carnes, aves, peixes e grãos fortificados.

Vitamina D

Independente da idade, muitas pessoas não obtêm a quantidade necessária de vitamina D. Ela auxilia na absorção do cálcio e também pode desempenhar um papel no funcionamento muscular. O nutriente está presente naturalmente em grandes quantidades em peixes gordurosos e alimentos fortificados, como suco de laranja e leite, por exemplo.

Vitamina B12

Assim como o ferro, a vitamina B12 é necessária para a produção de glóbulos vermelhos. Além disso, desempenha um papel fundamental  na produção de DNA e digestão adequada, entre outras funções importantes. A idade não altera as necessidades de vitamina B12, mas determina o tipo de vitamina B12 que você deve consumir.

Dessa forma, depois dos 50, cerca de 10 a 30 por cento das pessoas absorvem menos vitamina B12 presente em alimentos como carne, leite e ovos. Isso ocorre porque o corpo produz menos ácido estomacal, necessário para absorver a vitamina B12 em sua forma natural.

Leia também: Melhores vitaminas para a memória e a função cognitiva

Como lidar com o período? 

Algumas dicas podem ser úteis para aliviar os sintomas físicos e mentais da menopausa. Por exemplo:

  • Fazer o acompanhamento com um especialista para avaliar a possibilidade de terapia hormonal;
  • Praticar atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura;
  • Consumir alimentos ricos em cálcio;
  • Aprender a ter bons hábitos de sono;
  • Exercitar o cérebro em jogos de raciocínio e palavras-cruzadas, pois ajuda a reduzir o risco de perda de memória durante a pós-menopausa.

Centrum Select Mulher

Centrum Select Mulher é um suplemento multivitamínico especialmente criado para ajudar a equilibrar vitaminas e minerais essenciais para mulheres com mais de 50 anos. Um comprimido por dia contribui para atender às necessidades do corpo pós-menopausa e ter uma vida saudável. Conta com cálcio e vitamina D – nutrientes que auxiliam na formação e manutenção dos ossos.

Leia mais: Guia das vitaminas

Leia também:

criança com prisão de ventre deitada no sofá com a mão na barriga, sentido dor
Saúde

Prisão de ventre em crianças: sintomas, causas e tratamento

Desconforto abdominal, fezes ressecadas e barriga inchada são alguns dos principais sintomas

casal mais velho apaixonado em um jardim
Saúde

Melhora dos escapes de xixi e mais saúde sexual: benefícios da fisioterapia pélvica na menopausa

A fisioterapia pélvica pode ajudar a aliviar alguns sintomas típicos da menopausa

mãos de mulher colocando leite materno em um recipiente
Gravidez e maternidade Saúde

Como tirar e armazenar o leite materno com segurança?

Seja para estimular a produção, guardar para momentos sem o bebê ou até doar, alguns cuidados são necessários na hora de realizar a extração