Há alguns anos, o jeans apertado se tornou uma moda atraente para as pessoas que queriam se sentir mais descoladas e destacar as curvas do corpo. Porém, o que poderia se tornar uma tendência da moda, se tornou uma doença: a síndrome da ampulheta.
Por isso, neste texto, nós iremos contar tudo sobre os malefícios à saúde causados pela roupa apertada, principalmente a calça jeans. Confira abaixo!
Muitas pessoas, especialmente as mulheres, têm o hábito de encolher a barriga e prender a respiração para caber em uma calça jeans. Sem dúvidas, uma peça de roupa justa pode realçar ainda mais a beleza do corpo humano. Porém, esse item aparentemente inocente pode causar a síndrome da ampulheta.
Para explicar melhor sobre esse tipo de síndrome, nós conversamos com o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto. O especialista explica que a síndrome da ampulheta é o nome usado quando ocorre aumento da pressão abdominal, principalmente por compressão da região da barriga ao usar roupas apertadas na cintura, por exemplo.
Apesar de muitas pessoas não acreditarem, é verdade, sim, que o jeans apertado faz mal à saúde. “O uso da calça jeans em geral e, principalmente, daquelas que não têm propriedade elástica, podem prejudicar a saúde por apertarem muito as pernas ou o abdômen”, afirma o médico vascular.
O Dr. Gustavo Marcatto complementa que o uso de calça jeans apertada pode prejudicar o funcionamento de alguns órgãos abdominais e a circulação de retorno. Sendo assim, ignorar os problemas que o uso frequente de roupas apertadas demais pode trazer riscos para à saúde.
Recentemente, uma especialista em assoalho pélvico, Stephanie Taylor, revelou ao jornal britânico The Sun que o uso de roupas apertadas por muito tempo podem causar impactos físicos e mentais. A especialista explicou na publicação que os impactos mentais estão influenciando a autoimagem do usuário, ou seja, se faz parte da rotina encolher a barriga, pode ser difícil se acostumar com o formato normal do corpo em roupas mais largas.
Além disso, a síndrome da ampulheta, como é chamada, pode causar prejuízos a longo prazo no estômago, assoalho pélvico, pulmão, costas, pescoço e ombros. Para o Dr. Gustavo Marcatto, esses danos realmente podem ocorrer, mas são necessários longos períodos com roupas apertadas e principalmente do uso na posição sentada.
Existem ainda outros alarmes para o uso de roupas apertadas que cresceram significativamente por conta do aparecimento de casos comprovando o seu dano à saúde, principalmente relacionados ao coração. Isso porque o uso de calça muito apertada não deixa que o sangue circule das veias da perna para o coração.
Em 2015, uma mulher de 35 anos chegou ao Hospital Royal Adelaide, no sul da Austrália, sem conseguir andar por conta de fraqueza severa nos tornozelos. O caso foi descrito em um artigo na revista científica “Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry”, onde os médicos constataram fraqueza dos tornozelos e dos movimentos dos dedos do pé, além de lesões nos nervos e nos músculos.
A recomendação médica é não usar nada muito apertado, principalmente calça jeans, porque pode atrapalhar o retorno venoso do sangue ao coração.
Podemos notar que a consequência de usar uma calça apertada demais pode extrapolar o mero desconforto e causar sérios danos a nossa saúde. Dessa forma, os riscos de utilizar roupas apertadas incluem:
“O uso de roupa apertada deve ser evitado, pois impede as adaptações fisiológicas do organismo que devem acontecer depois que nós nos alimentamos, depois que nós exercitamos e quando existem mudanças de temperatura do ambiente”, exemplifica Dr. Gustavo Marcatto.
Não existem evidências científicas que afirmam que o uso de roupas apertadas pode resultar na formação de varizes. Porém, como os médicos especialistas confirmam que as roupas apertadas trazem prejuízos à circulação sanguínea, então a dificuldade do retorno desse sangue ao coração pode causar inchaços nas pernas e predispor a formação de trombos, coágulos que formam a trombose.
Além disso, quem tem trombose não deve de maneira alguma usar roupa apertada, de acordo com a recomendação médica do Dr. Gustavo Marcatto: “Nos casos de trombose, a circulação já está prejudicada, então o uso das roupas apertadas prejudica a circulação de retorno e pode agravar mais a trombose”, complementa Dr. Gustavo Marcatto.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a síndrome da ampulheta causada pelo excesso de uso de roupas apertadas está relacionada apenas com as mulheres, esse problema também é comum entre os homens. Como a calça apertada afeta a circulação, ela também pode trazer problemas para a saúde íntima de mulheres e homens.
O uso de cuecas e calças muito justas podem causar a orquialgia, uma dor crônica no testículo masculino. Portanto, o ideal é evitar o uso de peças íntimas e calças muito apertadas para evitar desconfortos e problemas de saúde mais sérios.
Pessoas que costumam usar excessivamente roupas apertadas e ao sentirem as causas da síndrome da ampulheta precisam procurar ajuda médica. O médico vascular consultado recomenda ainda manter hidratação adequada, se movimentar e evitar o uso das roupas apertadas.
Fonte: Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular.