Qual a melhor dieta para definir o abdômen?

Alimentação Bem-estar Movimento
26 de Março, 2021
Qual a melhor dieta para definir o abdômen?

Ter um um abdômen forte e definido é a meta de muitas pessoas que treinam e seguem uma alimentação saudável. E, quando o assunto é o que comer, a melhor dieta para definir o abdômen deve ser “limpa” e rica em proteínas e em alimentos saudáveis e nutritivos. Além disso, também deve estar aliada à pratica de exercícios físico, tanto gerais quanto específicos para a região.

Como adaptar melhor a dieta para definir o abdômen

A dieta de alguém que deseja perder tecido adiposo pode ser, por exemplo, a dieta cutting ou outras similares. Em resumo, a dieta cuttting é, em geral, a escolha de praticantes de musculação que, após ganharem grande quantidade de massa magra, desejam perder o excesso de gordura. Sendo assim, esse tipo de dieta, junto aos exercícios para tonificação, é a chave para definir o abdômen.

Nas refeições, deverá haver a presença de ao menos um carboidrato complexo, bem como de uma boa fonte de proteína (animal ou vegetal) e, por fim, adicionar uma fonte de gordura boa também é recomendável. Ainda, a inclusão de alimentos ricos em fibras é essencial sempre, assim como a ingestão de água ao longo do dia. A hidratação do corpo é muito importante para a recuperação dos músculos depois do exercício físico.

Não só, consumir alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes também é imprescindível para quem deseja não apenas definir o abdômen, mas manter a saúde em dia. Por isso, considere incluir na dieta alimentos, como, por exemplo:

Frutas cítricas

As frutas cítricas são fontes de fibras, antioxidantes e, principalmente, muita vitamina C. Essa é uma vitamina que ajuda na recuperação muscular. Além disso, o consumo dessas frutas pode ajudar no controle do apetite, o que é ótimo para quem deseja queimar gordura.

Leia mais: Alimentos com mais vitamina C que a laranja

Oleaginosas

As oleaginosas são o grupo de alimentos das amêndoas, por exemplo. Elas são ótimas fontes de gorduras boas. Por isso, são alimentos anti-inflamatórios e que beneficiam a saúde do coração (controlam o colesterol). No que diz respeito à perda de gordura, elas podem ajudar pois também facilitam o controle da fome, pois promovem saciedade.

Leia também: Quantas oleaginosas você deve comer por dia?

Abacate

Outra fonte de gordura boa (ômega-3) é o abacate, por isso, seu consumo é ótimo para quem deseja definir o abdômen. Ainda, ele é versátil e pode ser consumido de muitas formas, como, por exemplo:

  • Smoothie
  • Vitamina
  • Guacamole
  • Na salada
  • Com mel e cereais

Além disso, ajuda a controlar o colesterol.

Quinoa e outros grãos integrais

Por fim, a quinoa, assim como outros grãos integrais, é ótima para quem deseja definir o abdômen. Em geral, os grãos e os cereais são ricos em fibras, vitaminas diversas, antioxidantes e minerais importantes para a saúde. Não só, são fontes de proteínas vegetais – macronutriente importante para quem deseja definir o corpo.

Leia mais: Buddha Bowl: O que é, benefícios e como preparar em casa

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Além da dieta: Hábitos que podem ajudar a definir o abdômen

  • Ingerir bastante água
  • Deixar o seu corpo descansar – treinar sem parar pode causar exaustão, por isso, é essencial ter dias de descanso
  • Quando puder, caminhe – aumentar o gasto de calorias com uma caminhada diária pode ajudar na definição do corpo
  • Não esqueça da proteína – a proteína é essencial para o ganho de massa muscular, que é a maior responsável pela definição do corpo

Leia também: Jejum intermitente pode reduzir a massa muscular?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher madura comendo uma maçã ao ar livre. Ela está de óculos de sol e tem uma toalha apoiada nos ombros
Alimentação Bem-estar

Dieta ideal para menopausa: o que (e quanto) consumir?

Artigo publicado na revista Nature mostra quais itens consumir (e quais evitar) em uma dieta para aliviar os incômodos da menopausa

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?
Alimentação Bem-estar Saúde

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

O ômega 3 é considerado um nutriente essencial para uma dieta saudável e balanceada

Tipos de laranja
Alimentação Bem-estar

Tipos de laranja: conheça as diferenças e benefícios de cada um

Além de possuir vitamina C, a frutinha é rica em fibras que trazem benefícios para a saúde intestinal