Shot matinal para emagrecer funciona? Especialista esclarece
O shot matinal para emagrecer é o queridinho de muita gente. Mas será que ele realmente funciona? Fomos perguntar a uma nutricionista:
Shot matinal para emagrecer funciona?
A nutricionista Mariana Nacif explica que os shots matinais são bebidas em pequenas doses que misturam diferentes ingredientes nutritivos. Por isso, eles são ricos em fitoquímicos, vitaminas e compostos bons para a nossa saúde — tudo isso de forma bem concentrada.
Eles são ingeridos em copinhos pequenos, de cerca de 50 ml. E podem incluir, por exemplo:
Mas infelizmente, o líquido, sozinho, não é capaz de nos fazer perder peso. “O shots matinais por si só não conseguem promover o emagrecimento, uma vez que ele depende de um déficit calórico (comer menos do que se gasta). Por exemplo: se uma pessoa não está em déficit calórico e só toma o shot como forma de emagrecimento, nada vai acontecer”, diz a especialista.
Leia também: Shot matinal: O que é, como fazer e seus benefícios
Benefícios do shot matinal
Contudo, isso não quer dizer que ele não forneça algumas vantagens para nós! Apesar de não existirem muitos estudos comprovando a eficácia da bebida, a nutricionista destaca potenciais benefícios, como a ajuda na digestão, a melhora da imunidade, o aumento da capacidade anti-inflamatória do corpo e o combate aos radicais livres. Tudo isso, é claro, se associado a uma dieta saudável — afinal, nenhum alimento, bebida ou shot, isolado, faz milagre, não é mesmo?
E se incluído em um cardápio balanceado e pensado para a perda de peso, ele também traz pontos positivos. Isso porque alguns ingredientes têm propriedades termogênicas — ou seja, que contribuem para o metabolismo.
Como consumir?
Mariana Nacif recomenda o consumo do shot matinal pela manhã, em jejum. “Uma boa dica de rotina: ao acordar, faça a raspagem da língua com um raspador de cobre, beba um copo d’água e, em seguida, faça seu shot.”
Fonte: Mariana Nacif, nutricionista clínica especialista em saúde da mulher, microbiota intestinal, nutrição vegetariana e integrativa, comportamento alimentar e coaching nutricional. É integrante do corpo clínico da Remind (SP) e LANAI (RJ).