Saúde das mamas: conheça os melhores alimentos

Alimentação Bem-estar Saúde
04 de Fevereiro, 2022
Saúde das mamas: conheça os melhores alimentos

A alimentação tem papel fundamental na saúde do organismo e integra os quatro pilares que mantêm o corpo em equilíbrio, andando ao lado de atividade física, sono adequado e práticas que reduzem o estresse. Além disso, há alimentos que favorecem partes ou órgãos específicos, inclusive, alguns são verdadeiros aliados da saúde das mamas.  

“Existem alimentos associados a uma maior saúde celular, inclusive nas mamas, tanto para as doenças benignas quanto para o câncer de mama”, alega a ginecologista Aline Ambrósio, sexóloga e membro da plataforma Doctoralia. Segundo ela, em geral, tratam-se de itens que contêm substâncias antioxidantes. Elas são responsáveis por bloquear a replicação celular, pois ocupam os receptores dos estrogénios – o hormônio feminino -, e conservam a flora intestinal adequada. Esse problema é nocivo porque desencadeia a disbiose intestinal, responsável pelo aparecimento de muitas doenças, desde inflamações até cardiopatias e cânceres.

Alimentos ideais para a saúde das mamas

  • Frutas vermelhas: por conter antocianinas (das classes dos flavonóides), apresenta propriedades anticâncer. Aposte em morangos, mirtilos, framboesas e cerejas.
  • Frutas cítricas: laranja, abacaxi, maracujá e acerola são ricas em vitamina C, que, junto com outros componentes, têm efeitos antioxidantes. Dessa forma, ajudam a diminuir o estresse oxidativo das células e faz com que o organismo reconheça e elimine aquelas que podem causar doenças.
  • Frutas e legumes de cor amarela e laranja: o pigmento betacaroteno, além de dar cor a alimentos como manga, cenoura, abóbora, mamão e pimentão vermelho, é precursor da vitamina A. Ele também combate os efeitos dos radicais livres e, assim, é capaz de prevenir o câncer de mama.
  • Castanhas e oleaginosas: são fontes de proteína, fibras, minerais, como selênio e magnésio, e vitaminas do complexo B e E. Tudo isso não só reforça o sistema imune, como também controla o processo de divisão celular – função que ajuda a evitar o desenvolvimento do câncer. Inclua na alimentação amêndoas, amendoim, nozes e castanhas.
  • Vegetais verde-escuros: esse grupo, que abrange alimentos como brócolis, espinafre, couve, repolho e rúcula, possui alto teor de fibras e diversas vitaminas que atuam na luta contra o câncer, principalmente por seu efeito anti-inflamatório intestinal. 

Não esqueça da atividade física

Além de apostar em uma dieta balanceada e variada, vale manter uma rotina de exercícios físicos, que também colaboram com a saúde mamária. “A atividade física regular, feita pelo menos de 3 a 5 vezes por semana por, no mínimo, 20 minutos, é extremamente importante por seu efeito anti-inflamatório e regulatório na saúde mental”, diz Aline. “Na saúde física celular, é um dos grandes aliados para que a gente envelheça mais devagar.”

A médica alerta que uma alimentação alcalinizante, ou seja, sem carne vermelha, açúcares refinados e massas, faz com que “a gente tenha um consumo do nosso tempo de vida mais lento e a qualidade de vida muito melhor em termos de saúde emocional e física também”.

Fonte: Dra. Aline Ambrósio, ginecologista e sexóloga e membro da plataforma Doctoralia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina