Pode ou não pode: Lavar ovo, frango, cogumelos, carne crua e outros alimentos

13 de outubro, 2021

Higienizar muito bem os alimentos antes de levá-los à geladeira (ou à fruteira) é essencial para evitar contaminações e fazer com que eles durem mais. Mas muita gente fica com dúvida se pode ou não lavar ovo, frango cru, peixes e alguns outros ingredientes. Confira, então, o que fazer em cada caso:

Pode lavar frango cru?

NÃO PODE. A gente sabe que o peito de frango cru solta uma espécie de “gosma” nada agradável quando é retirado da embalagem. Contudo, o ideal é colocá-lo diretamente na frigideira se você quer que as bactérias sejam destruídas.

Isso porque um estudo recente analisou pessoas que lavavam o frango antes de cozinhá-lo. Desse modo, 60% delas transferiram micro-organismos para a pia após o ato, e 26% contaminaram a salada de alface preparada depois.

Devo higienizar folhas pré-lavadas?

NÃO PRECISA. Se a embalagem disser que as verduras foram pré-lavadas, não há necessidade de colocá-las de molho. Muitas alfaces preparadas passam por um sistema de lavagem tripla para remover os bichinhos.

Pode lavar ovo?

NÃO PODE. Antes de botar um ovo, o organismo da galinha cobre o alimento com uma espécie de camada protetora. Ela mantém as bactérias longe dos minúsculos poros presentes na casca.

Nas fazendas, os produtores limpam os ovos de tal maneira que deixam essa camada intacta. Contudo, se você lavar os itens em casa, não mata os germes e destrói a barreira protetora, o que faz com que eles entrem para dentro da clara. Portanto, ao chegar do mercado, coloque-os na geladeira e só retire quando for cozinhar — sem passar na água.

Leia também: Você sabe fazer um ovo perfeito? Confira dicas de um chef!

Não pode lavar ovo e nem frango. Mas e a carne vermelha crua?

NÃO PODE. Isso porque você provavelmente não conseguirá eliminar todos os micro-organismos com o ato — alguns deles ficam nas fibras mais profundas. Além disso, você corre o risco de contaminar a pia e outros ingredientes que estiver manuseando.

A maneira mais segura de matar todas as bactérias da carne vermelha, então, é cozinhá-la a uma temperatura interna de pelo menos 145°C.

Cogumelos

NÃO PODE. Os cogumelos são como pequenas esponjas que sugam água — e talvez algumas bactérias presentes nela. Por isso, limpe seus cogumelos comprados em lojas com um pano úmido. Se você colher cogumelos selvagens, mergulhe-os em água morna com sal por 30 minutos. Em seguida, enxágue com água limpa até que toda a sujeira desapareça.

Não pode lavar ovo e nem frango. E o peixe cru?

NÃO PODE. Assim como a carne e o frango, o peixe não deve ser higienizado. Em vez disso, cozinhe. Contudo, isso não vale para frutos do mar como ostras, mexilhões e vieiras frescas. Eles precisam de um enxágue para ficarem livres de areia e sujeira.

Leia também: Sushi é saudável?

Macarrão

NÃO PRECISA. Lavar a massa antes de preparar não faz diferença nenhuma. Entretanto, algumas pessoas fazem isso com o macarrão pronto para remover um pouco do amido.

Abacate

PRECISA. Você não come a casca do abacate, então por que deveria lavá-lo? Porque ao cortá-lo, você pode transferir bactérias e sujeira da casca para o abacate.

Melão

PRECISA. Melões crescem no solo, onde pragas e microorganismos também vivem. Portanto, lave os melões com cuidado antes de cortá-los para não transferir as bactérias da casca para a polpa.

Grãos e feijões

NÃO PRECISA. A maioria dos grãos que você compra no mercado passa por processamento e limpeza. Ou seja, não é preciso lavá-los. Mas alguns grãos, como a quinoa e o farro, saem do saco com bastante pó. Se quiser, enxágue-os.

Lembre-se que algumas leguminosas precisam ficar no remolho por pelo menos 8 horas. Esse processo elimina os fitatos, substâncias que provocam desconfortos gástricos.

Leia também: Feijão está caro? Veja lista de possíveis substituições

Não pode lavar ovo e nem frango. E latas e vidros no geral?

PRECISA. Seja um refrigerante, uma lata de atum ou uma embalagem de palmito. Lave-os, uma vez que você não sabe o que pode ter passado por eles antes de comprar.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.