Refrigerante zero é low carb? Saiba se a bebida é liberada

Alimentação Bem-estar
30 de Abril, 2020
Refrigerante zero é low carb? Saiba se a bebida é liberada

O refrigerante zero tem como objetivo recriar o sabor da bebida tradicional, porém sem açúcar ou calorias. Por não ser calórica, a bebida se tornou a primeira opção de muita gente que busca emagrecer. E, quem segue uma dieta com baixa ingestão de carboidratos já pode ter se perguntado se refrigerante zero é low carb – podendo, assim, fazer parte do cardápio. 

Antes de mais nada, é preciso entender o que é a metodologia low carb. Essa dieta visa colocar o metabolismo em cetose, um estado metabólico no qual o corpo queima gordura em vez de carboidratos para obter energia. Isso é conseguido mantendo uma ingestão muito baixa em carboidratos.

Em média, uma lata de 355 ml de refrigerante adoçado com açúcar tem 39 gramas de carboidratos, enquanto o refrigerante zero não contém o macronutriente. Ou seja, 0 grama de carboidrato. 

Afinal, refrigerante zero é low carb?

Dado que o objetivo da dieta low carb é manter a contagem de carboidratos baixa, é fundamental acompanhar a ingestão de carboidratos para permanecer na cetose. Assim, o consumo de refrigerante zero é permitido nesse estilo alimentar. 

Refrigerante sem calorias, na teoria, não atrapalha o emagrecimento por não ter açúcar. Mas, não quer dizer que essa seja uma opção de bebida saudável. Logo, é preciso dizer que embora não forneça carboidrato ou calorias, refrigerante zero é adoçado artificialmente, além de conter corantes e outros aditivos. Com isso, a bebida já foi associada a resultados negativos para a saúde, como aumento do risco de diabetes e ganho de peso. Além disso, alguns estudos descobriram que a ingestão pode aumentar as chances de desenvolver osteoporose.

Por fim, tais líquidos são vazios nutricionalmente, ou seja, não possuem vitaminas, minerais e nem qualquer benefício. Portanto, sucos, chás, água – o que for natural – são sempre melhores para a dieta do que a qualquer refrigerante.

Leia também: Treinar com o estômago vazio queima o dobro de gordura

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado