Pitomba: Conheça a fruta rica em fibras e vitaminas

22 de fevereiro, 2021

A pitomba é uma fruta brasileira muito rica em vitamina C e vitamina A, principalmente, mas também é fonte de fibras e diversos minerais. Por isso, ela ajuda a regular o funcionamento do intestino, fortalece a imunidade, beneficia a circulação sanguínea e o sistema vascular e mais.

Benefícios da pitomba

Protege o corpo

Principalmente por ser rico em vitaminas anti-inflamatórias, a pitomba ajuda a tornar a imunidade mais forte. Ou seja, o corpo fica melhor protegido contra doenças diversas.

Leia também: Jambo: Conheça a fruta ótima para a imunidade

Pele e visão saudável

Além disso, a grande quantidade de vitamina A que contém em sua composição beneficia a saúde da pele e também a dos olhos. Sendo assim, atua no tratamento para acne. Além disso, essa vitamina também compõe a rodopsina, uma proteína que permite que os olhos tenham visão mesmo com pouca luz.

Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Previne a anemia

Ainda, essa é uma fruta rica em ferro. Por isso, seu consumo reduz o risco de deficiência desse mineral no corpo. A falta de ferro no corpo pode ocasionar na anemia.

Leia também: Como absorver melhor o ferro dos alimentos

Ossos fortes

Além do ferro, outro mineral presente na pitomba é o cálcio. Basicamente, ele é essencial para a força e a densidade dos ossos. Não só, é importante para as unhas, para os músculos e para o cabelo também.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos ossos

Como consumir a pitomba

Primeiramente, a pitomba é uma fruta muito versátil. Por isso, pode ser consumida de muitas formas. Seu suco, por exemplo, é uma excelente maneira de ingerir uma grande quantidade de vitamina C e se hidratar. Não só, a fruta pode ser usada no preparo de doces e geleias ou consumida in natura.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo