Como a dieta pode afetar a visão

17 de dezembro, 2019

Sabia que a dieta pode afetar diretamente a visão? Um recente estudo publicado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, mostrou que a vista é fortemente influenciada pela forma como nos alimentamos. Assim, seu efeito pode ser negativo ou positivo.

Dessa forma, a pesquisa definiu que uma dieta pobre em nutrientes pode prejudicar significativamente a saúde dos olhos, aumentando o risco de sofrer com a degeneração macular, uma doença relacionada à idade. 

Como essa doença está relacionada à dieta? 

A degeneração macular, também conhecida como degenerescência macular da idade (DMI), é uma condição que afeta os olhos, de modo que se perde a visão devido à deterioração da retina, que ocorre com o avanço do tempo.

Logo, a análise demonstrou que pessoas que se alimentam majoritariamente de carnes vermelhas e processadas, bem como de alimentos fritos, grãos refinados (não-integrais) e laticínios ricos em gordura, têm mais chance de experienciar essa doença. Estima-se que essas pessoas tenham cerca de três vezes mais chance em comparação com pessoas que têm uma dieta balanceada e nutritiva.

Como a dieta pode beneficiar a visão

Do mesmo modo que a alimentação atua negativamente na visão, ela também pode ter o efeito contrário, beneficiando-a. Assim, alguns alimentos são conhecidos por fazer bem para os olhos.

Folhas verdes

Folhas verdes como a couve, almeirão e agrião são ricas em vitaminas essenciais para a boa saúde dos olhos. Além disso, contêm grandes quantidades de antioxidantes, que também beneficiam a visão.

Leia também: 10 alimentos ricos em fibras

Cenoura

A cenoura é conhecida por suas propriedades benéficas aos olhos. Rica em vitamina A e, não só, em rodopsina, que é um pigmento que ajuda a enxergarmos em situações de pouca luz.

Leia mais: Quais são os benefícios da cenoura?

Peixes

Fontes de ômega-3, os peixes e sua abundância na dieta podem fazer maravilhas pela saúde dos olhos.

Leia também: Melhores peixes para incluir na dieta

Outros alimentos que também são excelentes para os olhos:

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos olhos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo