O que fazer com banana madura? Receitas e dicas

Alimentação Bem-estar
25 de Abril, 2022
O que fazer com banana madura? Receitas e dicas

Muitas vezes, demoramos para comer algumas frutas e, por isso, elas começam a ficar mais escuras e menos apetitosas. A banana, por exemplo, costuma amadurecer rapidamente, principalmente quando o cacho não está mais verde. Entretanto, não é necessário descartá-las, já que elas continuam boas para consumo e podem ser usadas em diversas receitas. Saiba o que fazer com banana madura caso você não queira consumi-la in natura:

Faz mal comer banana bem madura?

Uma das preocupações mais frequentes relacionadas a frutas consideradas “passadas” é se há algum malefício para a saúde. De acordo com a nutricionista Aline Barros, comer banana madura não faz mal. “Não tem nenhum problema consumir banana madura. Só é preciso tomar cuidado se ela estiver muito marrom, já que é um sinal de que ela pode estar apodrecendo”, explica.

Os benefícios de comer a fruta madura são os mesmos de consumi-la em sua fase anterior. A única diferença apontada pela nutricionista é a falta da presença da biomassa: “Quando a banana está verde, ela possui um amido resistente conhecido como biomassa da banana verde. Tal amido resistente permite uma saciedade maior, mas em termos de minerais, os benefícios são os mesmos de consumir banana madura.”

Além disso, o consumo da fruta não é contraindicado. A única ressalva se dá entre pessoas com insuficiência renal crônica. A profissional explica que, nesses casos, é necessário ter controle dos níveis de potássio e magnésio. Por isso, é importante consultar um especialista para, assim, montar um cardápio adequado.

O que fazer com banana madura?

Uma vez que as bananas começaram a amadurecer e já não são mais tão tentadoras, é possível preparar receitas diferentes. Dessa forma, você não desperdiça o alimento e segue aproveitando os benefícios da fruta de maneira saborosa.

Aline indica a preparação de um smoothie de banana. Basta congelar a fruta e batê-la junto com um copo de iogurte natural em um mixer. Depois, ainda é possível adicionar um pouco de canela. “O smoothie de banana ajuda na saciedade e ainda tira a necessidade de um docinho”, pontua a profissional.

Outra opção bem simples e prática é amassar a banana madura e colocar no micro-ondas por alguns segundos juntamente com um pouco de canela. Ela pode substituir o docinho que você iria comer depois de alguma refeição.

Veja algumas outras receitas:

Bolo de banana saudável

Ingredientes:

  • 1/3 de xíc de compota de maçã sem açúcar;
  • 1/4 de xíc de mel;
  • 2 col (sopa) de açúcar mascavo;
  • Ovos grandes (duas unidades);
  • 3 bananas maduras grandes amassadas (cerca de 1 1/2 xícaras);
  • Leite de amêndoa sem açúcar (1/4 de xícara);
  • Bicarbonato de sódio (1 colher de chá);
  • Extrato de baunilha puro  (1 colher de chá);
  •  1/2 col (chá) de canela em pó;
  • 1 1/2 xíc de farinha de trigo integral.

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180 ° C. Depois, unte uma forma de pão. Em uma tigela grande, misture a compota de maçã, o mel e o açúcar mascavo. Assim, adicione os ovos e bata bem. Então, misture as bananas amassadas e o leite de amêndoa. Em seguida, adicione o bicarbonato de sódio, o extrato de baunilha, a canela e o sal de 1/2 colher de chá e mexa. Gradualmente, dobre a farinha na mistura de banana até misturar bem.

Depois, despeje a massa na forma e asse até que um palito inserido no centro do pão saia limpo, de 45 a 50 minutos. Por fim, deixe esfriar na panela por 10 minutos.

Banana bread

Ingedientes:

  • 4 bananas maduras;
  • 1/2 xíc de óleo de coco;
  • 4 ovos;
  • 2 xíc de aveia em flocos;
  • 1/2 xíc de uva-passa;
  • 2 col (sopa) de fermento químico em pó;
  • Canela a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, bata em um liquidificador as bananas, os ovos e o óleo. Então, transfira para um recipiente untado e que possa ir ao forno. Em seguida, acrescente a aveia, a canela e o fermento e misture bem. Salpique as passas e, por fim, leve ao forno a 180°C por cerca de 35 minutos.

Leia também: Como estocar os alimentos para que durem mais

O que fazer para não perder banana?

Apesar de fazer parte do ciclo natural da fruta que ela amadureça, é possível tomar alguns cuidados para retardar esse processo. Uma das opções mais comuns é congelá-la. Dessa forma, o tempo para consumir o alimento é estendido e você pode utilizá-lo em algumas preparações mais refrescantes. 

Por outro lado, se você não quiser deixar as bananas no congelador, existem outros truques simples. Por exemplo:

  • Comprar as bananas ainda verdes;
  • Não armazená-las junto com outras frutas ou legumes;
  • Deixá-las em um lugar fresco;
  • Embrulhar as hastes em plástico.

Fonte: Aline Barros, nutricionista e especialista em reeducação alimentar e emagrecimento.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas