Como estocar os alimentos para que durem mais

12 de dezembro, 2019

Acredita que saber estocar os alimentos da melhor maneira possível poderia resolver alguns problemas do mundo, como o desperdício. Infelizmente, atualmente vivemos em um mundo que desperdiça muito.

Para que mudemos esse cenário, é preciso saber como conservar melhor os alimentos em casa. Saiba mais sobre como estocar os alimentos para que eles durem mais.

Como estocar os alimentos em casa

Não guarde frutas e legumes juntos

Pode parecer meio estranho e sem sentido, mas é verdade: você não deve estocar seus legumes juntamente com suas frutas. O motivo? O etileno encontrado na composição de ambos será liberado no ar e, assim, acelerará o processo de apodrecimento deles. 

Especialmente frutas como pêssegos, figos, maçãs, bananas e damascos, e legumes como o tomate são aqueles que mais liberam esse composto. Mantenha-os com cuidado e separadamente.

Leia também: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Frutas ácidas duram mais – e podem fazer outras durarem mais também

Até atingir a maturidade, frutas cítricas (laranja e limão) podem ser estocadas em temperatura ambiente. Entretanto, quando maduras, recomenda-se que sejam mantidas na geladeira. Lá, poderão ser guardadas durante muito tempo e continuarão intactas e prontas para consumo. 

Ou seja, as frutas cítricas duram por mais tempo do que o comum. Portanto, podem ajudar a fazer com que outras frutas durem por mais tempo também. Como? Mantenha-as perto das laranjas e dos limões. 

Leia mais: Suco de laranja é saudável?

Legumes no escuro

Legumes como a cebola e a batata devem ser preservadas no escuro. A explicação para isso é a seguinte: o contato com a luz fará com essas comida durem menos tempo, por isso, é importante mantê-las longe da radiação solar.

Leia também: Emagrecer: Melhores alimentos para perder peso

Compre bananas quando ainda estão verdes

Sim, a banana madura é mais saborosa e, claro, muito mais doce. Porém, você não precisa comê-las ainda verdes, apenas comprá-las nesse estado. Ao comprar as bananas antes de estarem maduras, você garantirá que elas levarão mais tempo para apodrecerem na sua fruteira e, assim, evitará desperdício. 

Lembre-se: na fruteira, a banana deve ser mantida distante das demais frutas.

Leia mais: Dieta da banana: O que é, como fazer e cardápio

Carne sempre congelada

Para evitar a perda de uma carne, seja ela vermelha ou branca, o melhor jeito é mantr as peças congeladas no freezer. Desse modo, você terá certeza sobre sua validade e poderá consumi-la em seu melhor estado de conservação. 

Leia também: Dieta: 40 alimentos baratos e saudáveis

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo