Leite de banana: benefícios e como fazer em casa

30 de março, 2022

Os leites vegetais são ótimas opções para quem possui alguma intolerância ou alergia aos componentes do leite de vaca, bem como para aqueles que querem diminuir o consumo de produtos de origem animal. A única desvantagem talvez seja o preço desses produtos, que costuma ser mais alto. Quer uma alternativa deliciosa e que cabe no bolso? Aposte no leite de banana!

Benefícios do leite de banana

É barato

A receita leva água e banana, dois itens baratos. Além disso, o resultado é delicioso e combina com smoothies, vitaminas e bebidas em geral — contudo, o leite de banana apresenta níveis de proteína mais baixos que outras bebidas vegetais, como as feitas com amêndoas ou castanhas.

Fortalece o coração

Poucos sabem, mas a fruta é um alimento eletrólito! Por isso, é excelente para a saúde do coração. Dessa forma, ajuda a manter regulados os batimentos cardíacos e, não só, promove o controle da pressão arterial.

Melhora do funcionamento intestinal

Rica em fibras, a banana é ótima para o intestino, de forma que ajuda na digestão e na formação do bolo fecal. Assim, beneficia a flora intestinal e, além disso, ajuda a manter a saciedade, espantando a fome.

Fonte de energia

Conhecido alimento entre os atletas, é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois provê muita energia para atividades físicas. Por isso, é também uma boa adição para o café da manhã.

Melhora o humor

O triptofano é um aminoácido essencial para o corpo humano, o qual é utilizado na síntese proteica e, mais, é precursor da serotonina e da melatonina, hormônios da felicidade e do sono, respectivamente. Felizmente, a banana é riquíssima nessa substância. Por isso, é possível dizer que a banana melhora o humor.

Leia também: Chá de casca de banana: bebida é boa para a saúde, o bolso e o planeta!

Como fazer leite de banana em casa

Ingredientes do leite de banana:

  • 1 banana congelada (não pode ser muito madura);
  • 250ml de água;
  • 1 pitada de sal;
  • Canela a gosto (opcional).

Modo de preparo do leite de banana:

Primeiramente, descasque e corte a banana em rodelas. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um líquido homogêneo.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.