Chá de casca de banana: bebida é boa para a saúde, o bolso e o planeta!

Alimentação Bem-estar
02 de Janeiro, 2024
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Chá de casca de banana: bebida é boa para a saúde, o bolso e o planeta!

Reaproveitar as cascas e os talos dos alimentos é uma ótima maneira de evitar o desperdício. Desse modo, tanto o bolso quanto o planeta agradecem! Mas o que pouca gente sabe é que a nossa saúde também pode sair ganhando nessa história. Isso porque algumas receitas, como o chá de casca de banana, são muito saudáveis. Entenda:

Benefícios do chá de casca de banana

Infelizmente, o chá de casca de banana ainda não foi analisado cientificamente. Mas alguns benefícios podem ser apontados. Como:

Fonte de antioxidantes

Bananas são naturalmente ricas em antioxidantes solúveis em água, incluindo dopamina e galocatequina, que podem ajudar a combater os radicais livres e a prevenir condições crônicas, como doenças cardíacas.

Entretanto, a casca tem níveis antioxidantes muito mais altos que a polpa. Portanto, adicionar a casca ao chá durante a preparação pode aumentar a ingestão dessas substâncias. Embora as bananas sejam naturalmente ricas em vitamina C, o chá não é uma boa fonte desse antioxidante, pois ele é sensível ao calor e provavelmente será destruído durante a fervura.

Evita o inchaço

É rico em potássio, um mineral e eletrólito importante para regular o equilíbrio de fluidos, manter a pressão sanguínea saudável e garantir as contrações musculares. O potássio trabalha em estreita colaboração com o sódio, outro mineral e eletrólito, para regular a quantidade de fluidos nas células.

Auxilia o sono

O chá de banana tornou-se um aliado de quem tem dificuldade de dormir. Isso porque a bebida contém três nutrientes principais que ajudam a melhorar o sono: potássio, magnésio e triptofano. Enquanto potássio e magnésio fornecem propriedades relaxantes musculares, o triptofano é um aminoácido importante para a produção dos hormônios indutores do sono, a serotonina e a melatonina.

Porém, não se sabe até que ponto esses nutrientes se infiltram no chá durante a fervura. Portanto, é difícil saber se consumir a bebida tem os mesmos efeitos potenciais de promoção do sono que comer uma banana.

Baixo teor de açúcar

Por fim, o chá de casca banana pode ser um bom substituto para bebidas açucaradas. Apenas uma pequena quantidade de açúcar da fruta (frutose) é liberada na água durante o preparo, atuando como adoçante natural.

Leia também: Pão integral ou tapioca: qual carboidrato é mais saudável?

Como fazer chá de casca de banana

É sempre bom consultar um médico ou um nutricionista antes de adicionar receitas e bebidas no cardápio, mesmo que elas sejam naturais. Isso porque algumas substâncias podem ser contraindicadas para grupos específicos. O especialista também recomendará a quantidade ideal a ser consumida por dia.

Ingredientes:

  • 1 xíc de cascas de banana higienizadas e picadas (qualquer tipo);
  • 1L de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, acrescente as cascas e a água em uma panela. Assim que levantar fervura, aguarde 10 minutos. Por fim, coe e beba!

Dica importante: prefira bananas orgânicas, uma vez que elas são livres de agrotóxicos.

Que tal incluir os benefícios dos chás no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Noite, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora do sono e em momentos de estresse. Sua composição contém maracujá, capim cidreira, camomila, hortelã, melissa e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!