Biomassa de banana verde: O que é e receita

Alimentação Bem-estar
19 de Setembro, 2019
Biomassa de banana verde: O que é e receita

Você sabia que é possível consumir a banana de forma diferente? A biomassa de banana verde é uma polpa fácil de ser preparada e com muitas utilidades e benefícios.

O que é a biomassa de banana verde?

É exatamente como o seu nome sugere. A biomassa é feita com a banana ainda verde, geralmente a do tipo nanica, cozida na panela de pressão. O resultado final é um purê sem sabor, que serve de espessante em receitas de bolos, tortas e o que mais a sua criatividade gourmet permitir.

Benefícios

  • Melhora o funcionamento dos intestinos: a presença do amido resistente estimula a proliferação de bactérias essenciais para a saúde da flora intestinal. A biomassa de banana verde ainda pode ajudar a prevenir a prisão de ventre, também por causa do amido resistente. 
  • Equilibra o humor: o triptofano, naturalmente presente na banana, ajuda a aliviar os episódios de irritabilidade e oscilações de humor. Se for consumida com frequência, pode ajudar a mulheres durante a TPM e o período menstrual, quando 
  • De baixo índice glicêmico, ajuda a controlar o apetite fora de hora, porque libera açúcar na corrente sanguínea de forma gradual. Por essa razão, pode colaborar para o processo de emagrecimento e reeducação alimentar, sempre com o acompanhamento de um nutricionista para esse objetivo.
  • Enriquece nutricionalmente receitas como pães, bolos, biscoitos e tortas.

Leia também: Nibs de cacau: O que são e benefícios

Receita de biomassa de banana verde

Ao contrário do nome complexo, o preparo da biomassa é bem simples. A única questão é a forma como a banana nanica verde foi armazenada antes. Ela precisa ser adquirida sem ter se submetido a uma aclimatação, que faz com que o alimento perca algumas propriedades. Alguns hortifrutis comercializam as bananas sem aclimatação – pergunte ao fornecedor mais próximo de você!

Com as bananas verdes em mãos, anote a receita:

Ingredientes

  • 1 cacho de banana verde bem limpo (importante, porque você colocará as bananas com a casca no cozimento a pressão)
  • Água suficiente para cobrir as bananas na panela de pressão

Modo de preparo

Separe as bananas utilizando uma faca ou tesoura. É importante que a casca esteja cobrindo toda a banana, sem cortes ou fissuras, principalmente na ponta. Encha a panela de pressão com água e deixe-a ferver primeiro. Ao atingir fervura, coloque as bananas e tampe a panela. 

Cozinhe no fogo baixo por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão da panela sair para abri-la. Retire as bananas com cuidado e descasque-as ainda quente, com auxílio de uma faca. 

Amasse as bananas com um garfo e jogue a mistura em um processador para transformá-la em pasta. 

Se for preciso, adicione um pouquinho de água fervente para facilitar a consistência de purê. É ideal que seu consumo seja imediato para receitas, mas caso haja sobra, você pode congelar a biomassa em forminhas de gelo.

Fonte: Milena Lopes, nutricionista da Clínica NutriCilla. Pós-graduada em nutrição clínica pelo GANEP.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor