Nibs de cacau: O que são, benefícios e como consumir

18 de setembro, 2019

Você já deve saber que o chocolate vem do cacau, mas e os nibs de cacau? Esse nome, que vem aparecendo cada vez mais no rótulo de alimentos saudáveis, corresponde a pequenos pedaços de grãos de cacau fermentados, secos e descascados.

Esses minúsculos grãos são repletos de nutrientes e compostos vegetais poderosos que demonstraram beneficiar a saúde de várias maneiras.

Assim, eles estão entre os produtos de cacau menos processados ​​e têm um teor substancialmente menor de açúcar do que os outros derivados, tornando-os uma alternativa mais saudável para os amantes de chocolate.

Com gosto mais forte que o chocolate amargo tradicional, pode ser usado para o preparo de doces, pães e bolos, misturados com oleaginosas, iogurtes ou frutas secas, adicionados no chocolate quente ou até servir de crosta no preparo de filés de carne, peixe ou frango

Valor nutricional de nibs de cacau

Em 28 gramas de nibs de cacau é possível encontrar:

  • Calorias: 175
  • Proteína: 3 gramas
  • Gorduras: 15 gramas
  • Fibra: 5 gramas
  • Açúcar: 1 grama
  • Ferro: 6% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Magnésio: 16% da IDI
  • Fósforo: 9% da IDR
  • Zinco: 6% da IDR
  • Manganês: 27% da IDI
  • Cobre: ​​25% da IDR

Leia também: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta

Entretanto, ao contrário de muitos produtos de chocolate, os nibs são naturalmente pobres em açúcar. Eles também são uma boa fonte de fibras, proteínas e gorduras saudáveis ​​- nutrientes que ajudam a promover a saciedade.

Com isso, eles são ricos em muitos minerais, incluindo ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês e cobre. 

Fósforo, magnésio e manganês são vitais para ossos saudáveis, enquanto cobre e ferro são necessários para produzir glóbulos vermelhos que fornecem oxigênio ao corpo.

Além disso, eles são abundantes em compostos vegetais potentes, incluindo antioxidantes flavonoides, que ajudam a proteger suas células dos danos causados ​​por um excesso de moléculas chamadas radicais livres.

Nibs de cacau: Benefícios

Anti-inflamatório

A inflamação crônica do organismo é prejudicial e tem sido associada a várias condições de saúde, como doenças cardíacas e diabetes. O aumento da produção de radicais livres é uma causa possível de inflamação crônica, e alimentos ricos em antioxidantes – como nibs de cacau – ajudam a combater esse efeito.

Aumenta a imunidade

As potentes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes desses grãos podem ter um impacto positivo na saúde imunológica. Dessa maneira, os flavonoides do cacau ajudam a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a melhorar a resposta imunológica geral.

O cacau também pode melhorar a função do tecido linfóide, uma parte importante do sistema imunológico localizada em todo o intestino.

Controla os níveis de açúcar no sangue

Estudos liderados pela Universidade de Ciências Médicas do Teerã, no Irã, mostraram que nibs podem ajudar a regular o controle do açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina, um hormônio que ajuda as células a absorver o açúcar no sangue.

Eles são um dos melhores produtos a serem escolhidos para a regulação do açúcar no sangue, pois são ricos em antioxidantes estabilizadores e não contêm açúcar adicionado.

Cardioprotetor

O Instituto Nacional de Medicina Integrativa de Melbourne, na Austrália, constatou que os polifenóis presentes nesses nibs – incluindo catequinas e antocianinas – podem beneficiar a saúde do coração de várias maneiras.

Foi demonstrado que o cacau reduz numerosos fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta e níveis de colesterol em estudos em humanos.

Uma revisão de 20 estudos comandada pela mesma universidade observou que o consumo de produtos de cacau ricos em flavonoides foi associado a uma redução significativa da pressão arterial.

Também foi demonstrado que a ingestão de cacau melhora a função dos vasos sanguíneos, o fluxo sanguíneo e o colesterol HDL (bom), enquanto diminui o colesterol LDL (ruim) e a inflamação – todos os quais podem proteger contra doenças cardíacas.

Consumo liberado de nibs de cacau – sem exagero

Os nibs de cacau contêm os estimulantes cafeína e teobromina. Esses compostos fornecem alguns benefícios à saúde, mas podem causar efeitos adversos quando consumidos em excesso.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.