O que comer no frio para emagrecer
Baixas temperaturas e dias nublados podem ser um convite tentador para sair da dieta. Então, com a chegada do inverno, a pergunta que fica é “o que comer no frio para emagrecer?” Segundo o nutricionista Felipe França, em qualquer época do ano, é possível apostar no equilíbrio para manter a alimentação saudável, perder peso e ainda sim, aproveitar alimentos sazonais.
A boa notícia é que o inverno pode ser a melhor época do ano para emagrecer, pois o nosso corpo gasta muitas calorias para equilibrar a temperatura corporal, e isso consome gordura. O processo, chamado de termogênese, acontece de forma automática para evitar a perda excessiva de calor pelas extremidades.
“Se você consumisse a mesma refeição que costuma fazer no verão nesse momento de frio, poderá perder em média até 2kg”, aponta a nutricionista Ana Paula Gonçalves. Agora que você já sabe que o frio pode ajudar no seu processo de emagrecimento, vamos às dicas!
O que comer no frio para emagrecer
Sopas com legumes e verduras
Aproveitando o tempo frio, as sopas são opções quentinhas que podem fazer parte da alimentação saudável. “Elas fornecem nutrientes essenciais e promovem saciedade devido ao seu teor de água e fibra”, afirma o nutricionista.
Contudo, para que isso aconteça, é necessário que legumes e verduras estejam na lista de ingredientes. Tente incluir sempre brócolis, couve-flor, repolho e outros vegetais crucíferos que tem baixa caloria e ainda uma funcionalidade fisiológica favorável para o nosso corpo.
Além disso, opte por sopas com baixo teor de gordura e evite adições de creme de leite. Nesse sentido, caldos de baixa caloria podem ser uma ótima opção no frio.
O que comer no frio para emagrecer: Alimentos funcionais
Acrescente itens que têm um papel funcional na sua alimentação. Alguns temperos como alho e cebola ajudam a eliminar microrganismos que debilitam o corpo. Além disso, esses alimentos podem aumentar a termogênese do nosso corpo, ou seja, acelerar o metabolismo. Alguns deles são: pimenta, tomate e derivados, aveia e linhaça.
Veja também: Alimentos funcionais: o que são, exemplos e seus benefícios
Proteínas
Aumente a quantidade de proteínas saudáveis em sua alimentação, como por exemplo: frango, ovos, carne vermelha e grão-de-bico. A proteína estimula a sensação de saciedade e ajuda a controlar a fome ao longo do dia. Além disso, evite pular refeições, pois isso pode levar a desequilíbrios hormonais que aumentam o apetite.
Fibras
Opte por alimentos ricos em fibras, como vegetais, legumes e grãos integrais. Esses itens promovem a saciedade e regulam o açúcar no sangue. Além disso, esses ingredientes também podem atuar na prevenção de doenças e redução do colesterol ruim.
O que comer no frio para emagrecer: Alimentos sazonais
Em junho e julho, encontramos diversas opções de legumes, verduras e frutas com um preço melhor, devido à sua sazonalidade. Dentre temos: tangerinas, kiwi, carambola, abóbora, batata-doce, inhame e gengibre. Aproveite esses alimentos para incrementar a sua alimentação saudável.
Hidrate-se
É essencial manter-se hidratado mesmo em climas frios. O consumo de água atua na função metabólica e garante o bom desempenho fisiológico. Portanto, além da água, aposte em bebidas quentes como chás de ervas, chá verde ou de gengibre, que podem manter a hidratação adequada e ajudar a controlar o apetite.
O que comer no frio para emagrecer: Dicas para manter o foco
Dica 1: Tenha alimentos nutritivos disponíveis em casa
Planejar as refeições com antecedência ajuda o nosso cérebro a fazer escolhas mais inteligentes e saudáveis. “Se você não abre mão do chocolate quente, opte pela versão com maior teor de cacau ou com leites menos gordurosos como semi ou desnatado”, aconselha a nutricionista Ana Paula.
Além disso, é fundamental ter moderação na montagem dos pratos, permitindo-se saborear alimentos típicos da época, mas controlando as porções. Portanto, opte por pratos menores e tigelas de tamanho reduzido, pois isso cria a percepção visual de porções maiores.
Dica 2: Inove nos preparos
Buscar alternativas saudáveis para as receitas tradicionais, substituindo ingredientes calóricos por opções mais saudáveis. Nesse sentido, vale prestar atenção no consumo de açúcar refinado, já que ele aumentará a sensação de prazer momentânea, mas acabará prejudicando seu organismo como um todo.
Dica 3: Coma com calma
Saborear cada mordida com calma contribui para que você aumente a sensação de saciedade. “A ciência nos mostra que nosso cérebro precisa de tempo para registrar a sensação de saciedade. Portanto, mastigar devagar e apreciar cada sabor ajuda a enviar sinais de saciedade ao cérebro, permitindo que você se sinta satisfeito com menos comida”, aconselha o nutricionista.
Lembre-se
Por fim, vale lembrar que a perda de peso saudável envolve uma abordagem equilibrada. “Devemos lembrar que o corpo é uma máquina muito inteligente e que funciona com peças simples”, reforça Felipe.
Portanto, mesmo nas épocas mais frias do ano, não pare de praticar atividade física. Além de te manter ativo, os exercícios ajudam a evitar o ganho de peso. Por outro lado, a orientação médica ou nutricional também é essencial para adequar sua alimentação às necessidades individuais.
Fontes:
- Felipe França, nutricionista, especialista em oxidologia e bioquímica celular e sócio-fundador da Clínica Soloh de Nutrição.
- Ana Paula Gonçalves, supervisora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde.