Melhores chás para a pele: 5 receitas para mais viço!

Alimentação Beleza Bem-estar
13 de Junho, 2023
Melhores chás para a pele: 5 receitas para mais viço!

A época de temperaturas mais baixas está chegando em todo o país, e para aquecer o corpo no frio, nada melhor do que apostar em bebidas quentinhas, não é mesmo? Os chás, por exemplo, são ótimos porque garantem inúmeros benefícios para o corpo — até a nossa pele sai ganhando com eles! Confira, a seguir, as melhores receitas para cuidar da cútis e os seus benefícios:

Por que apostar em chás para a pele?

Os chás são bebidas cuja base é a mesma: a água quente. E ingerir líquidos em quantidades suficientes é muito importante porque o hábito mantém a umidade da pele, entregando todos os nutrientes para a região.

Desse modo, os chás podem ajudar a combater o ressecamento, problema muito comum no inverno. Sem contar que eles concentram uma grande quantidade de substâncias benéficas para nós, como os antioxidantes — compostos que contribuem para combater o excesso de radicais livres no corpo e, assim, evitam o envelhecimento precoce.

Veja boas opções para manter o corpo aquecido e a pele saudável:

Para prevenir o envelhecimento precoce – hibisco

A planta é conhecida por carregar altos níveis de antioxidantes, incluindo a vitamina C e o betacaroteno. Além disso, ela contém antocianina, um pigmento antioxidante e anti-inflamatório que dá à flor uma tonalidade rosa-avermelhada.

Quando se trata de cuidados com a pele, esses antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, que pode contribuir para o envelhecimento da pele, e a inflamação que vem com ela.

Como preparar: primeiramente, leve um litro de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente duas colheres (sopa) de flor de hibisco seca, desligue o fogo, tampe e aguarde cinco minutos. Por fim, é só coar e beber!

Leia também: Conheça os benefícios do chá de hibisco para a pele

Chás para a pele: combater a acne – chá verde

O chá verde tem benefícios anti-inflamatórios. Dessa maneira, melhora a hidratação, a firmeza e a elasticidade da pele. As propriedades antioxidantes do chá também ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo, o que facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para a pele. Com isso, há um aumento de elasticidade e diminuição da rugosidade.

Um estudo publicado na Complementary Therapies in Medicine deu suplementos de extrato de chá verde a um grupo de mulheres adultas com acne. Já o segundo grupo tomou um suplemento de placebo.

Os resultados mostraram que aquelas que tomaram chá verde tiveram menos acne, especialmente ao redor do nariz, da boca e do queixo.

Como preparar: primeiramente, leve 250ml de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente uma colher (sopa) da erva, desligue o fogo, tampe e aguarde três minutos. Por fim, é só coar e beber!

Leia também: Melhores chás para tratar acne

Para amenizar as olheiras – camomila

A camomila é muito conhecida por seu efeito calmante, e pode ajudar a amenizar as olheiras de diversas formas. A primeira delas é que, ao tomarmos o chá antes de dormir, podemos ter noites de sono mais tranquilas e revigorantes, o que faz com que acordemos com um ar mais “descansado” no dia seguinte.

Mas não para por aí. Fazer compressas com o chá gelado na região dos olhos acalma a pele, reduz a vermelhidão e diminui as olheiras, sendo ótimo também para o controle da rosácea.

Como preparar: primeiramente, leve 250ml de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente uma colher (sopa) de camomila, desligue o fogo, tampe e aguarde cinco a dez minutos. Por fim, é só coar e beber!

Leia também: Chá de camomila para as olheiras: como preparar

Para controlar a oleosidade – chá de hortelã-pimenta

Esta planta é muito famosa por aliviar a azia e a má digestão. Mas a verdade é que ela também traz vantagens para quem convive com a pele oleosa: desacelera a produção de sebo e estimula a renovação celular.

Como preparar: primeiramente, leve 250ml de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente de três a quatro folhas de hortelã, desligue o fogo, tampe e aguarde cinco a sete minutos. Por fim, é só coar e beber!

Chás para a pele: cicatrização – chá de jasmim

Concentra propriedades antioxidantes e antibacterianas importantes. Além de relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, favorecendo o fluxo de oxigênio e nutrientes para a região. Todas essas características contribuem para potencializar a cicatrização da pele.

Como preparar: primeiramente, leve 250ml de água ao fogo. Assim que começar a ferver, acrescente uma colher (sopa) de jasmim seca, desligue o fogo, tampe e aguarde dez minutos. Por fim, é só coar e beber!

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!