Lanchinhos saudáveis que não comprometem a dieta

22 de outubro, 2019

Todos temos aqueles dias em que sentimos que nosso estômago é um poço sem fundo. Nesses momentos, parece impossível seguir a dieta, e a geladeira parece cada vez mais tentadora.

Às vezes, essa sensação é relacionada a hormônios, ou pode ser a resposta do seu corpo a um treino difícil. Ou, sejamos honestos, você está apenas estressado. 

Quando se trata de descontar as frustrações com comida, você provavelmente pensa imediatamente em carboidratos simples e açúcar. Esses alimentos podem acalmar sua barriga (ou emoções) no momento, mas, geralmente, levam a uma queda de açúcar no sangue e a níveis instáveis ​​de cortisol.

Porém, quem está buscando baixar os ponteiros da balança precisa se manter na linha e optar por lanchinhos saudáveis entre as refeições para manter uma alimentação equilibrada. 

Assim, é preciso apostar no consumo de alimentos pouco calóricos que promovem maior satisfação. Então, frutas, verduras, grãos integrais e oleaginosas estão entre as melhores pedidas. Isso porque esses alimentos são ricos em fibras, apresentam baixa densidade energética, poucas calorias e proporcionam a sensação de saciedade. 

Veja algumas opções de lanchinhos saudáveis que não prejudicam o processo de emagrecimento:

Pistache

Ele é rico em proteínas, minerais e, por ser fonte de fibras, auxilia na redução do colesterol ruim. Graças ao magnésio, ferro e potássio, o pistache diminui o ritmo cardíaco, a pressão arterial e os picos de glicose. O resultado? Um controle em períodos de estresse agudo, ansiedade e até na compulsão alimentar. 

Blueberry (mirtilo)

Abundante em vitamina C (eficaz contra o envelhecimento precoce) e flavonoides, pode evitar a obesidade, doenças cardiovasculares e controlar diabetes. Ainda participa da saúde dos ossos, previne câncer e estimula o funcionamento do sistema gastrointestinal, além de promover saciedade. 

Edamame

O edamame, uma soja imatura colhida ainda verde e servida dentro de suas vagens, é uma excelente fonte de muitos nutrientes e antioxidantes, além de um ótimo alimento para incluir na dieta.

Conhecido também como soja verde, ele é rico em proteína e perfeito para ser consumido como aperitivos, sopas, saladas, patês e outras receitas saudaveis e saborosas. Seu preparo não tem segredo: é só cozinhá-lo em água fervente com uma pitada de sal. Lembre-se de tirar a casca antes de comer. 

Tiras de cenoura e pepino

Não tem muito tempo para preparar um lanche que faça você se sentir satisfeito? Cenouras e pepinos cortados em tiras são uma excelente opção. Primeiro, porque eles combatem a constipação e a retenção de líquidos causada pelo estresse, além de revigorar a mente, graças aos minerais que contêm.

Maçã

Quando se trata de ranking lanchinhos saudáveis, a maçã está bem posicionada. Ela é abundante em vitaminas, tem uma vida útil muito longa em comparação com outras frutas, é fácil de carregar e, principalmente, deliciosa. 

Comer apenas uma maçã lhe dará 14% de seu valor diário de vitamina A e 11% de seu valor diário de vitamina C. Antioxidantes presentes no alimento ajudam a prevenir danos excessivos dos radicais livres, e evitar esses radicais pode reduzir o envelhecimento e o risco de doenças. 

Pêssego

Fonte importante de antioxidantes e fibras, a fruta atua como anti-inflamatória e colabora com o sistema digestivo. Além disso, o pêssego controla o diabetes e a obesidade. 

Semente de abóbora

É rica em fibras, proteína e gordura – insaturada, na maior parte. Essa semente também concentra vitaminas (ácido fólico e niacina) e minerais (selênio, magnésio, potássio e, principalmente, zinco). A semente de abóbora também é fonte de vitamina E, um potente antioxidante que tem efeito antienvelhecimento e protege a pele e os cabelos.

Homus com vegetais crus

O combo grão (como é o caso do homus preparado com grão-de-bico) mais vegetais crus –  como pepino, tomate ou cenoura – se encaixa perfeitamente na conta de lanchinhos saudáveis. O consumo da dupla garante uma maior ingestão de fibras e menor consumo de açúcar e gordura saturada. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.