Lactose engorda? Entenda o que é a substância — e se você deveria evitá-la

Alimentação Bem-estar
09 de Novembro, 2021
Lactose engorda? Entenda o que é a substância — e se você deveria evitá-la

Durante anos, produtos com o açúcar do leite foram difamados por seu teor de gordura, e muitas pessoas relacionam o consumo de alimentos lácteos com inchaço. Mas, será que leite, queijo, iogurtes e derivados são mesmo vilões do emagrecimento? E a lactose, engorda? Por isso, entenda a seguir:

O que é lactose?

É um carboidrato que dá o gosto adocicado ao leite de origem animal. Ao ingerirmos uma molécula de lactose, ela é transformada em energia pelo nosso corpo: é quebrada em duas partes menores (galactose e glicose) no intestino e, então, absorvida.

Ao consumir produtos derivados do leite animal, a gente estimula a produção de uma série de bactérias benéficas ao sistema digestivo. O que ajuda a regular o funcionamento do intestino e melhora a assimilação de nutrientes como cálcio, magnésio, zinco e manganês.

Contudo, há pessoas que têm deficiência da enzima lactase (responsável por quebrar a lactose em duas, como já explicado), o que faz com que a substância chegue inteira ao intestino grosso. O problema é conhecido como intolerância à lactose e pode causar uma série de sintomas:

  • Diarreia;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Dor abdominal;
  • Inchaço abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de concentração;
  • Por fim, fadiga.

Leia também: Dieta sem lactose: O que é, como fazer e cardápio

Afinal, lactose engorda?

Por gerar inchaço em algumas pessoas, muita gente acaba achando que a lactose engorda. Contudo, em quem não apresenta dificuldade em digerir o leite e seus derivados, eles podem até ter o efeito contrário: pesquisas mais recentes apontam para os produtos lácteos como sendo benéficos para a perda de peso. Isso graças à gordura saciante, às proteínas e aos nutrientes (como vitamina D e cálcio), que são cruciais para queimar os quilinhos extras.

Uma revisão do periódico norte-americano International Journal of Obesity, por exemplo, descobriu que indivíduos que consumiram mais laticínios durante uma dieta com restrição de calorias perderam em média 1,6 quilos a mais de suas reservas de gordura do que as dietas com baixo teor de lácteos.

Contudo, vale lembrar que existem aqueles itens mais gordurosos, que concentram mais calorias e substâncias menos saudáveis para o corpo. É o caso da margarina e de queijos amarelos (como cheddar e parmesão). Eles, portanto, precisam ser evitados ou substituídos por versões mais “magras” — queijos brancos, por exemplo.

Leia também: Como é feito o queijo sem lactose

No caso de quem sente desconfortos ao ingerir esse tipo de alimento ou possui intolerância à lactose, o mais indicado é realmente cortar a substância do cardápio com a ajuda de um nutricionista. Isso porque a lactose não só pode gerar o inchaço como também prejudicar a saúde.

Porém, pesquisas recentes revelaram que o culpado nem sempre é a lactose. Mas sim, uma proteína causadora de inflamação chamada beta-caseína A1. Uma nova variedade de leite que contém apenas a beta-caseína A2 mais digerível pode ajudar e está se tornando cada vez mais disponível. Converse com o seu médico para descobrir se você pode consumi-la.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!