Kombu: Propriedades e benefícios da alga e como consumi-la

11 de março, 2021

A kombu – ou konbu – é um tipo de alga muito usada na culinária japonesa. Além de saborosa, ela é macrobiótica e, por isso, favorece a saúde do intestino e a digestão. Além disso, é versátil e pode ser usada de diversas formas.

Propriedades da alga kombu

Em suas propriedades, a alga é fonte de fibras, carboidratos complexos e sódio (161mg a cada 7g). Não só, contém também 1g de proteínas para cada 7 gramas de alga. Ou seja, é um alimento bastante nutritivo.

Benefícios da kombu

Promove longevidade

A princípio, por ser rica em antioxidantes e outros tipos de nutrientes anti-inflamatórios, como as vitaminas, a alga kombu promove longevidade e uma vida mais saudável. Sendo assim, ajuda na prevenção de inflamações e doenças. Ou seja, fortalece a imunidade do corpo.

Leia mais: Amalaki (amla): O que é, propriedades e benefícios

Favorece a digestão

Não só, por ser fonte de fibras, a alga ajuda na digestão. Por isso, previne a prisão de ventre, também chamada de constipação.

Leia também: Constipação e alimentação: 4 mitos desvendados

Previne a anemia

Além dos sódio, outro mineral presente na kombu é o ferro. Por isso, seu consumo ajuda a prevenir a anemia (falta de ferro no sangue). Não só, atua na coagulação e circulação sanguínea. Ainda, sabe-se que bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento.

Outros minerais presentes na alga são o zinco, o cobre, o magnésio, bem como o manganês e o cálcio. Quanto às vitaminas, ela é fonte de vitamina K, vitamina C, riboflavina (vitamina B2), vitamina B5 e folato, também chamado de ácido fólico.

Leia mais: Ferro durante a gravidez: Importância e porque consumir

Como consumir kombu

Kombu é versátil e por isso pode ser consumida de diversas formas, sendo as mais comuns:

  • Em sopas, como a sopa missô, e caldos, como o caldo dashi, típico da culinária japonesa
  • Sucos, vitaminas e smoothies
  • Seca ou frita como snack
  • Em saladas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo