Vitamina B5: conheça os benefícios do ácido pantotênico

Alimentação Bem-estar
23 de Fevereiro, 2023
Vitamina B5: conheça os benefícios do ácido pantotênico

A vitamina B5 é parte do complexo B e desempenha importantes funções no corpo. Por exemplo, produzir colesterol, hormônios e hemácias. Seu nome é, na verdade, ácido pantotênico, e ela é especialmente benéfica para a saúde da pele. Além disso, é notória por ajudar no alívio do estresse e da ansiedade.

Pesquisas demonstraram ainda que a vitamina B5 auxilia o corpo a manter a pigmentação do cabelo, diminuindo o surgimento dos fios brancos. Além disso, ela também está ligada ao metabolismo de gorduras, proteínas e nutrientes provenientes do que ingerimos.

O ácido pantotênico pode ser encontrado em alimentos, mas também é produzido naturalmente pelo próprio organismo humano, especificamente pela flora intestinal. Conheça, agora, outros benefícios e recomendações sobre a vitamina B5.

Leia mais: Sente muito cansaço? Pode ser falta de vitamina B12

Afinal, para que serve a vitamina B5?

A vitamina B5 (ácido pantotênico) é produzida naturalmente pelo próprio organismo humano, especificamente pela flora intestinal. Daí a importância de se manter hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de alimentos industrializados que contribuem para o enfraquecimento de bactérias intestinais.

Precisamos de vitamina B5 para quebrar as proteínas, gorduras e hidratos de carbono a partir dos alimentos que comemos, a fim de que o nosso corpo possa usá-los como fonte de energia e reconstrução dos tecidos, músculos e órgãos.

Estudos têm demonstrado que há uma abundância de importantes papéis de vitamina B5 no organismo, tais como a conversão de nutrientes dos alimentos em energia, equilíbrio de açúcar no sangue, redução do colesterol ruim, redução da pressão arterial, prevenção de danos nos nervos, prevenção de dores e prevenção de insuficiência cardíaca.

Outra das funções da vitamina B5 é o contributo para a formação de células e de padrões normais de crescimento e para o desenvolvimento do sistema nervoso central.

Benefícios da vitamina B5

Garante uma pele jovem e firme

Muito utilizada em tratamentos estéticos, a vitamina B5 eficientemente garante uma aparência jovem e firme à pele. Dessa forma, o ácido pantotênico ajuda a retardar os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Além disso, atua como antioxidante das células por sua ação na produção de glutamina. Contribui, também, na renovação celular da pele, o que auxilia diretamente na cicatrização, por exemplo. 

Coloração capilar prolongada

Alguns estudos têm demonstrado que a vitamina B5 desempenha um papel importante na pigmentação do cabelo, impedindo o surgimento dos fios brancos por bastante tempo.

Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Fortalece a imunidade

Por cumprir função sintetizadora, ou seja, por ajudar na síntese de outras substâncias importantes no corpo, é possível afirmar que essa vitamina está ligada ao fortalecimento da imunidade, garantindo maior ação protetora e prevenindo doenças. 

Protege a saúde do coração

Essa vitamina do complexo B está ligada à proteção cardiovascular. Assim, consumi-la é importante para garantir um coração saudável, cujo nível de colesterol e a pressão arterial sob controle.

Além disso, estudos sugerem que a vitamina B5 pode ajudar a reduzir o colesterol e triglicerídeos no sangue de pessoas com alto teor de gordura no sangue.

Alivia o estresse e a ansiedade

Devido à ação direta com os hormônios, ajuda a acalmar os hormônios do estresse e aqueles responsáveis também pela ansiedade, entre eles a cortisona. Por isso, é capaz de acalmar até mesmo os sintomas da depressão, por exemplo.

Leia também: Como lidar com o estresse

Alimentos ricos em vitamina B5 

O termo pantoténico tem origem na palavra grega “pantos” que significa “em toda a parte”. Assim, a vitamina B5 ou ácido pantoténico está disponível na maioria dos alimentos de origem vegetal e animal. Pode também ser sintetizada no organismo pelas bactérias intestinais. Veja as principais fontes:

vitamina B5

*Valores referem-se à 100g do alimento.

 

Sinais da falta de vitamina B5

Uma vez que o ácido pantoténico está presente na maioria dos alimentos, as carências são raras. Os casos de deficiência desta vitamina podem surgir num contexto de desnutrição global em situações de fome e graves carências alimentares.

Nesse caso, os sinais e sintomas variam, mas envolvem, geralmente, sensação de fraqueza e falta de energia, náuseas, vómitos, diarreia, dores abdominais, alopécia, úlceras cutâneas, cefaleias, insónias, depressão, irritabilidade, fadiga, parestesias, dor, queimaduras nas extremidades, hipoglicémia e aumento da sensibilidade à insulina.

Quantidade recomendada por dia

A ingestão diária mínima de ácido pantotênico recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5 mg para os adultos. Mas, para os praticantes de atividades físicas, a indicação pode a chegar aos 10 mg diários. Veja a recomendação de acordo com a idade:

vitamina B5

Riscos do uso excessivo

excesso de vitamina B5 é raro, pois ela é facilmente eliminada pela urina. No entanto, pode atingir pessoas que usam suplementos vitamínicos e causar sintomas como diarreia e aumento do risco de sangramentos.

Suplementação da vitamina B5

A suplementação de vitamina B5 pode ser indicada por um nutricionista, ou médico. Em geral, é indicado o consumo de uma cápsula por dia, logo após a refeição.  Pode, então, ser encontrada como pantotenato de cálcio, ácido pantotênico ou ainda em multivitamínicos em formato de comprimidos, cápsulas ou até em gotas.

Recomendações para o uso da vitamina B5

  • Grávidas e lactantes devem consultar um médico antes de utilizar a vitamina B5;
  • Não é recomendado misturar esse medicamento com outro tipo de estimulante, drogas ou bebida alcoólica.
  • E, por fim, nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.

Leia também: Nutrientes que não encontramos nos vegetais e frutas

Referências: Bayer.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas

Higiene do sono para crianças
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Higiene do sono para crianças: 7 dicas para criar rotinas eficazes 

Veja como adaptar o conjunto de hábitos e orientações para crianças