Nutrientes que não encontramos nos vegetais e frutas

13 de novembro, 2019

Dietas vegetarianas e veganas podem ser muito saudáveis e estão geralmente associadas a menores riscos de sobrepeso, doenças cardiovasculares e até mesmo certos tipos de câncer.

Porém, há certos nutrientes que dificilmente serão encontrados em quantidades adequadas nas plantas (legumes, vegetais, folhas e frutas). Portanto, é importante atentar-se para a necessidade de suplementação, para que não haja riscos de má nutrição e outros possíveis problemas de saúde. 

Estima-se que sete nutrientes estão comumente ausentes das dietas vegetariana e vegana em que não faz-se uso de suplementos. Esses são:

Vitamina B12

A cobalamina, popularmente conhecida como B12, previne doenças cardíacas e o derrame cerebral. Além disso, é muito necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso. Quando ela está em falta no organismo, a pessoa pode se sentir constantemente exausta e fraca.

Leia também: Suplementos alimentares: O que são e quando tomar

Creatina 

A creatina é é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. Ela fica geralmente estocada nos músculos e também é encontrada em grandes quantidades no cérebro. Serve principalmente como reserva acessível de energia, promovendo força e resistência. A creatina não é essencial, ou seja, não depende da ingestão e pode ser produzida pelo organismo humano, especialmente no fígado. 

Carnosina 

A carnosina é um dipeptídeo composto pelos aminoácidos beta-alanina e histidina encontrado em maior parte no tecido muscular. Estudos têm mostrado que o aumento nos níveis de carnosina no corpo ajuda no melhor desempenho físico, o que é importante para atletas, por exemplo. Além disso, ela tem função antioxidante no corpo e ajuda na cicatrização. 

Vitamina D3

Vitamina D3 é um dos tipos da vitamina D e age no corpo juntamente da vitamina D2. A principal função no organismo é facilitar a absorção de cálcio, que é fundamental para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes. Além de melhorar a saúde óssea, a vitamina D previne doenças como obesidade e diabetes.

DHA

O DHA é um dos ácidos graxos ômega 3 e age na prevenção de possíveis danos ao fígado, que podem ser causados por má alimentação e uma dieta pouco balanceada. Sua deficiência pode ser maléfica ao cérebro e ao funcionamento do sistema nervoso.

Ferro

O ferro está entre os nutrientes extremamente importantes para o nosso organismo. Ele é um componente vital da hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue que transporta oxigênio para as células e retira delas o dióxido de carbono, ou seja, participa na produção e liberação de energia no corpo. Além disso, atua também na síntese de importantes moléculas orgânicas.

Taurina

A taurina é um aminoácido “semi-essencial” e é encontrado em abundância em nosso organismo, por exemplo, no cérebro, no coração e nos rins. Age nas funções musculares, como transmissor metabólico e fortalece as contrações cardíacas.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo